Nova galeria de Barcelos recebe exposição de xilogravura japonesa

Está patente até 15 de janeiro
Foto: Galeria Aurora

A Galeria Aurora, localizada no centro histórico de Barcelos, inaugurou, em 16 de novembro, a sua terceira exposição – “Japão Linhas e Formas”.

Até 15 de janeiro, a galeria convida todos a “mergulharem no universo único do Ukiyo-e, um dos movimentos artísticos mais marcantes do Japão, que floresceu durante o período Edo”.

Em comunicado, o espaço explica que neste sua terceira exposição, a Galeria Aurora “consolida-se como um ponto de encontro cultural na cidade, oferecendo ao público uma programação diversificada que traz novas perspectivas sobre a arte”.

Esta exposição, dedicada à xilogravura japonesa, apresenta obras que “exploram a beleza efémera e a dinâmica de uma sociedade em constante transformação”.

Foto: Galeria Aurora

O Ukiyo-e, traduzido como “imagens do mundo flutuante”, é uma arte que “retrata a vida quotidiana do Japão, através de obras que imortalizam a profunda conexão entre o ser humano e a natureza, representando cenas que celebram as estações do ano, a beleza dos espaços naturais e os costumes de uma sociedade”.

“Outro foco importante da exposição são as representações da vida urbana japonesa. As xilogravuras retratam mercados movimentados, festivais coloridos, momentos de lazer e encontro, capturando tanto a energia vibrante das cidades quanto os pequenos detalhes da vida diária”, nota a Galeria Aurora, gerida por Gabriel Cardoso.

E acrescenta: “As figuras femininas, muitas vezes representadas como cortesãs ou gueixas, também têm um papel de destaque na exposição. As bijin-ga, gravuras que exaltam a beleza feminina, são apresentadas com uma riqueza de detalhes, desde os trajes elaborados até os gestos delicados que evidenciam a graciosidade da mulher japonesa da época”.

Com esta nova exposição, a Galeria Aurora continua a sua “missão” de “aproximar a comunidade da arte, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora”.

Promoção aos artistas emergentes

A Galeria Aurora, que abriu oficialmente ao público em 06 de outubro, apresenta-se como um “espaço dinâmico e acolhedor dedicado à promoção da arte e da cultura”.

Fica situada em pleno centro histórico de Barcelos, junto ao Theatro Gil Vicente, e tem uma “arquitetura que combina linhas contemporâneas e elementos tradicionais”.

Foi ainda pensada para ser um local que aproxime o “envolvimento da comunidade com a cultura, pretendendo ser um sítio de “novas descobertas mas também de promoção de artistas locais e emergentes”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x