Alto Minho
Parque da Amizade em Cerveira vai ter piscinas e campos de futebol, ténis, padel e voleibol
Investimento de 7,8 milhões
em
A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a ampliação de mais 5 hectares do espaço anteriormente denominado Parque de Lazer do Castelinho, agora Parque da Amizade, foi hoje anunciado. Em comunicado, a autarquia refere que a obra será intervenção será dividida em três fases e contempla piscinas descobertas, novos campos de jogos e instalações de apoio, além da requalificação urbanística envolvente, numa estimativa orçamental de 7,8 milhões.
“Criado em 2008, o Parque de Lazer do Castelinho conjuga a diversão dos mais pequenos com a tranquilidade paisagística pretendida pelas famílias, sendo uma referência turístico-ambiental a nível ibérico. A enorme afluência de residentes e turistas a este património natural, a afirmação dos laços de amizade com o concelho galego vizinho, Tomiño, e o impulso dos governos de Portugal e de Espanha em prol da cooperação transfronteiriça, em particular a aceitação dos projetos da Eurocidade Cerveira-Tomiño – Parque da Amizade e travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho – levou o atual executivo municipal a concretizar novos e arrojados desafios”, justifica a autarquia.
O projeto engloba a construção de novos equipamentos desportivos ao ar livre perfeitamente integrados em espaços verdes de utilização coletiva, como por exemplo duas piscinas descobertas (uma para adultos e outra para crianças), campo de futebol de 7, campos de ténis, campo de padel, campo de voleibol de praia, bem como as respetivas e necessárias instalações de apoio.
A edificação deste complexo desportivo e de lazer foi desenvolvida em plena articulação com as infraestruturas existentes, nomeadamente com o ex-líbris do Parque da Amizade, o Aquamuseu do rio Minho, estando prevista a construção do Museu do Carocho ao ar livre para exposição de embarcações típicas.
Complementarmente, novas valências exigem os devidos arruamentos paralelo ao caminho de ferro com estacionamento, passeios e infraestruturas, a realização do acesso pedonal à estação ferroviária, o tratamento dos percursos pedonais, bem como a ligação do Parque da Amizade à travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho.
Para o Presidente da Câmara, citado em comunicado, este é o “verdadeiro projeto de cooperação transfronteiriça que contribuirá para uma valorização definitiva de Vila Nova de Cerveira no espaço europeu, assente em três pilares basilares condutores: a integração ambiental, paisagística e socioeconómica”.
Fernando Nogueira garante que “todo o projeto foi elaborado de forma coordenada e contínua, privilegiando o equilíbrio entre a conservação da natureza e a usufruição humana sob a perspetiva do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida”.
Pela dimensão exposta e corroborada pela estimativa orçamental de 7,8 milhões, a execução física do projeto de ampliação do Parque da Amizade tem subjacente três fases distintas, sendo que o início dos trabalhos respeitantes à 1.ª fase devem arrancar ainda no presente ano, especificamente com o prolongamento da faixa de rodagem e do estacionamento e passeios a nascente do arruamento paralelo ao caminho de ferro até à rotunda existente e a realização do acesso pedonal à estação ferroviária.
Leia Também
-
Cerveira oferece cadernos de atividades aos alunos do 1.º ao 9.º ano
-
Vikings vão ‘invadir’ Cerveira
-
Cerveira: Esta lontra é a mais nova habitante do Aquamuseu do Rio Minho
-
Águas do Alto Minho abre concurso internacional para obra de 2,4 milhões em Cerveira
-
Arcos de Valdevez é o concelho com mais incêndios e área ardida no Alto Minho
-
GNR apreende nove espingardas a homem que ameaçava a companheira em Cerveira
Populares
-
BarcelosHá 1 dia
Pais dizem que meninos não querem ver o avô que pintou árvores e paredes em Barcelos
-
BragaHá 1 dia
Condutor detido em Braga duas vezes na mesma noite
-
Viana do CasteloHá 1 dia
Despista-se contra montra no centro de Viana e foge, mas acaba detida
-
PaísHá 2 dias
Vem aí uma terceira onda de calor