Estudantes da UMinho podem usar traje com que mais se identificam independentemente do género

Decisão do Cabido de Cardeais
Estudantes da uminho podem usar traje com que mais se identificam independentemente do género
Foto: DR / Arquivo

O Cabido de Cardeais, órgão que tutela a praxe na Universidade do Minho, determinou que os alunos da academia podem escolher o traje com que mais se identificam independentemente do género.

“Qualquer pessoa tem a liberdade de utilizar o traje com o qual mais se identifica, tendo de optar pelo uso do traje masculino ou feminino, sem a possibilidade de mistura de peças entre ambos”, lê-se num comunicado hoje publicado no site do Cabido de Cardeais.

“A Praxe, tal como a conhecemos, é sinónimo direto de inclusão, de entreajuda e, sobretudo, de união. Desde sempre, e especialmente nestes tempos conturbados de pandemia, viemos a provar que somos realmente diferentes. Todos diferentes, mas com um sentimento justamente igual: um sentimento de pertença a algo maior que todos nós”, arescenta o documento.

O Cabido de Cardeais salienta que “a criação do Traje Académico teve, na sua génese, o objetivo de atenuar qualquer tipo de diferença pessoal, social e económica entre todos os que o envergam”, classificando, de “importante [esta] decisão” que “visa, ainda mais, unir toda a comunidade Praxística”.

“Continuamos, desta forma, a zelar pelo progresso e pela esperança de uma comunidade Praxística ainda mais unida, tendo sempre o respeito e o bom senso como base”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Parque da amizade em cerveira vai ter piscinas e campos de futebol, ténis, padel e voleibol

Parque da Amizade em Cerveira vai ter piscinas e campos de futebol, ténis, padel e voleibol

Próximo Artigo
Casos ativos sobem significativamente no concelho de braga (mais 94 em seis dias)

Casos ativos sobem significativamente no concelho de Braga (mais 94 em seis dias)

Artigos Relacionados