No ‘cantinho’ do Minho, covid já fez 13 mortos e perto de 100 infetados em dois lares das Misericórdias

Covid-19
Foto: Divulgação / CM Melgaço

Era suposto estarem “protegidos” pelo isolamento a que os concelhos de Monção e Melgaço estão circunscritos no mapa que define a região do Minho e do próprio território português. Contudo, este domingo, contabilizam-se 98 casos de infeção covid-19 confirmados nas unidades de acolhimento a idosos das Misericórdias locais.

Municípios do Minho, Norte de Portugal. Foto: MinhoIN

Numa nota da Santa Casa da Misericórdia de Monção, publicada hoje nas redes sociais, é avançado o número de mais quatro utentes infetados, subindo para 61 o número de casos confirmados por entre a instituição, na sua grande maioria utentes de idade avançada. Dez estão internados, com cuidados redobrados, no Hospital de Viana do Castelo, mas apenas dois estarão em estado mais gravoso. Outros quatro já morreram.

“Cada utente ou funcionário que venha a testar positivo é sinónimo de mais um pesadelo para toda a Instituição, o que equivale a dizer para cada um dos seus profissionais, que são mais de duas centenas”, sublinha a Santa Casa monçanense.

A nível concelhio, segundo dados revelados no passado dia 24 pela autarquia, existem 70 casos positivos ativos de infeção, 6 óbitos e dois casos recuperados. Em quarentena, estavam 106 pessoas e em isolamento profilático 202.

Mas o pesadelo da congênere de Monção também chegou ao concelho mais a Norte de Portugal, com uma das duas estruturas residenciais para idosos da Santa Casa de Melgaço a viver “a maior crise” dos últimos 100 anos.

De acordo com os dados revelados pelo Município de Melgaço, no Lar Pereira de Sousa, existem 37 casos confirmados, todos residentes no concelho, contabilizando ainda nove mortos.

A nível concelhio, existem 52 casos ativos, quatro deles de habitantes de fora do concelho mas cuja infeção foi detetada em Melgaço. A nível global, existem ainda onze recuperados que, ao somar aos nove óbitos, perfaz um total de 72 casos detetados desde o início da pandemia. Tirando os lares, existem apenas 13 casos confirmados por entre a comunidade melgacense.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Covid-19: Reino Unido regista mais 413 mortes, menor aumento desde março

Próximo Artigo

Marinha resgata tripulante de navio mercante a 320 quilómetros da costa

Artigos Relacionados
x