Nesta terra de Barcelos o teatro chegou há 100 anos (e agora foi recriada a primeira peça)

Ucha
Foto: CM Barcelos

A freguesia da Ucha, em Barcelos, celebrou os 100 anos da chegada do teatro àquela localidade com a representação da primeira peça ali encenada, no último fim de semana.

Em comunicado, o grupo de teatro “Os Pioneiros da Ucha” conta que naquela freguesia “a tradição dramática remonta a 1925” e as comemorações arrancaram “para lembrar todos os que ousaram, na altura, representar”.

“É tempo de homenagear todos os que perceberam que através da arte era possível congregar, conviver e entreter”, lembrou Cláudia Faria, membro do grupo organizador do evento, citada em comunicado enviado a O MINHO.

Mais de 200 pessoas assistiram à recriação do primeiro espetáculo de teatro na Ucha. O palco foi o mesmo de há 100 anos, a zona exterior da “Casa da Eira”, uma propriedade agrícola.

“Uma freguesia pequena ter uma memória tão viva desta manifestação cultural que aconteceu há 100 anos é muito importante”, sublinhou o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, que assistiu à recriação.

A representação do “Auto do Baile dos Reis” esteve a cargo da A.C.R.A. – Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira, a mesma que encenou a peça nos anos 20 do século passado.

O legado do teatro na freguesia está agora nas mãos do grupo amador “Os Pioneiros da Ucha” que também subiu ao palco, na noite de sábado, com a peça “Morto e abandonado” e contou com quase duas centenas de pessoas na plateia.

“Queremos agradecer ao público por a cada nova peça nos fazer sentir que vale a pena o esforço, que vale a pena abdicar tantas vezes das nossas vidas e afazeres pessoais para nos dedicarmos a criar um momento para todos”, disse o presidente do grupo, Filipe Gomes.

Também o autarca da freguesia, António Costa, considerou ser uma “honra” celebrar um século de história de teatro e lembrou que “uma freguesia não vive só de ruas e estradas, vive também de cultura” para explicar a aposta que quer manter na manifestação artística da localidade barcelense. “O teatro está vivo na Ucha e está para durar”, acrescentou António Costa.

Na semana passada, o grupo de teatro amador Os Pioneiros da Ucha recebeu a visita do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, que elogiou o trabalho voluntário realizado: “O Estado está aqui simbolicamente a dizer-vos que apreciamos o vosso trabalho e que estamos a dar uma palavra de estímulo, sobretudo numa terra que tem esta tradição secular”.

As comemorações vão estender-se ao longo deste ano. O próximo espetáculo está marcado para dia 12 deste mês, às 21:30, no Centro Paroquial da Ucha. O TPC – Teatro Popular de Carapeços leva a cena “3 em lua de mel”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados