Músico Samuel Bastos (Barcelos) morre na Suíça

Solista de 32 anos da Orquestra da Ópera de Zurique
Músico samuel bastos (barcelos) morre na suíça
Foto: DR

O oboísta barcelense Samuel Bastos, que em 2017 foi notícia por ter sido o vencedor de um prémio de 12 mil dólares nos Estados Unidos, foi encontrado morto, no sábado [NDR – e não ao início da manhã de hoje, como foi inicialmente avançado], na Suíça, país onde residia.

O músico, natural da freguesia de Oliveira, era solista na Orquestra da Ópera de Zurique. As causas da morte não são conhecidas.

Músico samuel bastos (barcelos) morre na suíça
Samuel Bastos. Foto: Mário Jorge Silva

Em 2012, o músico de 32 anos foi admitido, simultaneamente, na Herbert von Karajan Akademie der Berliner Philharmoniker e na Opernhaus Zürich (Orquestra da Ópera de Zurique), como oboísta solista, posição que ocupa atualmente.

Óbito: Oboísta Samuel Bastos (Barcelos) era “um dos melhores da música” mundial

Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1997-2005) e na Escola Superior de Música de Lisboa (2005-2006) com os professores José Fernando Silva e Andrew Swinnerton.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou em Zurique na Zürcher Hochschule der Künste, onde concluiu o Master of Arts in Specialized Music Performance – Solist com a distinção máxima na classe dos professores Marc Kissoczy (direção de orquestra), Martin Frutiger (Corne Inglês) e Thomas Indermühle (oboé). Em Paris estudou com Maurice Bourge.

Samuel Bastos foi vencedor e premiado em concursos nacionais e internacionais em Portugal, Itália, Suíça, Alemanha, Reino Unido e Finlândia.

Notícia atualizada às 19h35.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Final da taça de portugal bate recorde de assistência em jogos oficiais de futebol feminino

Final da Taça de Portugal bate recorde de assistência em jogos oficiais de futebol feminino

Próximo Artigo
Assunção cristas pede “fortíssimo cartão vermelho” ao governo ps

Assunção Cristas pede “fortíssimo cartão vermelho” ao Governo PS

Artigos Relacionados