Seguir o O MINHO

Barcelos

Músico de Barcelos vence prémio de 12 mil dólares nos Estados Unidos

em

O oboísta barcelense Samuel Bastos foi o vencedor da International Double Reed Society (IDRS) Gillet Oboe competition. O músico natural da freguesia de Oliveira, ficou à frente de um músico francês, que venceu o segundo prémio, e de dois americanos e um japonês, que receberam menções honrosas.

Oboé. Foto: wikipedia.org

Esta competição realiza-se todos os anos durante a conferência da associação internacional de instrumentos daquele género, que, em 2017, teve lugar na Universidade de Lawrence, na cidade de Appleton.

Ao ser escolhido pelo júri, Samuel Bastos irá receber um prémio de 12 mil dólares (10.500 euros).

Samuel Bastos. Foto: Mário Jorge Silva

O músico de 30 anos é oboísta solista na Orquestra da Ópera de Zurique, na Suiça,

Em 2012, o músico de 30 anos foi admitido, simultaneamente, na Herbert von Karajan Akademie der Berliner Philharmoniker e na Opernhaus Zürich (Orquestra da Ópera de Zurique), na Suiça, como oboísta solista, posição que ocupa atualmente.

Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1997-2005) e na Escola Superior de Música de Lisboa (2005-2006) com os professores José Fernando Silva e Andrew Swinnerton.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou em Zurique na Zürcher Hochschule der Künste, onde concluiu o Master of Arts in Specialized Music Performance – Solist com a distinção máxima na classe dos professores Marc Kissoczy (direção de orquestra), Martin Frutiger (Corne Inglês) e Thomas Indermühle (oboé). Em Paris estudou com Maurice Bourge.

Samuel Bastos foi vencedor e premiado em concursos nacionais e internacionais em Portugal, Itália, Suíça, Alemanha, Reino Unido e Finlândia.

Anúncio

Barcelos

Preço Certo emitido em direto de Barcelos

No próximo domingo, na frente ribeirinha

em

Foto: Divulgação

O concurso televisivo “O Preço Certo”, transmitido na RTP 1, vai emitir um programa em direto a partir da frente ribeirinha de Barcelos, no próximo domingo, dia 28 de julho, às 21:00, revelou a autarquia.

O programa conduzido pelo popular apresentador Fernando Mendes é um dos programas mais duradouros da televisão nacional, estando entre os mais vistos e preferidos dos portugueses.

O concurso, transmitido com o apoio do Município de Barcelos, irá apresentar os habituais passatempos para atribuição de prémios aos concorrentes, intercalados com momentos musicais.

Há mais de uma década em emissão contínua na RTP1, este é o concurso de maior longevidade da televisão mundial, segundo assinala a autarquia num comunicado enviado a O MINHO. Em Portugal, estreou no dia 11 de Fevereiro de 2002 com o nome “O Preço Certo em Euros”, para familiarizar os portugueses com a nova moeda. Foi primeiro apresentado por Jorge Gabriel e depois por Fernando Mendes, com Miguel Vital a dar voz à apresentação dos prémios.

Em 2006 foi relançado com o nome original de “O Preço Certo”.

Continuar a ler

Barcelos

Albergue da cidade de Barcelos está a comemorar oito anos de existência

Atividades começam hoje e prolongam-se até quinta-feira

em

De 20 a 25 de julho de 2019, a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos comemora o seu 8º Aniversário. São várias as atividades promovidas pela Associação, de participação livre e gratuita, sem necessidade de inscrição, vocacionadas para a promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os Barcelenses.

As Comemorações do 8º Aniversário da Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos têm o apoio do Município de Barcelos e da Xunta de Galicia.

Hoje, pelas 21:30, no Auditório do Posto de Turismo de Barcelos, realiza-se a 4ª Edição do “Barcelos Hospitaleiro”, um evento informal de partilha de experiências entre todos os que, diariamente, promovem a Hospitalidade no Caminho Português de Santiago.

Amanhã, pelas 10:00, com início/ponto de encontro na Torre Medieval, realiza-se uma visita guiada intitulada “Barcelos na óptica do Caminho de Santiago”. Esta atividade será orientada pelo Posto de Turismo de Barcelos.

Na próxima quinta-feira, pelas 19:00, na Igreja de Santo António, celebra-se uma Eucaristia de Santiago e a Bênção do Peregrino. Esta atividade é promovida em parceria com a Bênção do Peregrino da Igreja de Santo António e com a Associação SobramSonhos – Amigos e Voluntários do Caminho de Santiago.

Também na quinta mas pelas 21:00, no Posto de Turismo de Barcelos, tem lugar a inauguração da exposição “De Mar a Mar – O Caminho de Santiago em 3D” (exposição da Xunta de Galicia) composta por 20 fotografias do Caminho Português de Santiago na Galiza.

A exposição apresenta o Caminho de Santiago como uma rota universal, espiritual, histórica e monumental. Primeiro Itinerário Cultural Europeu, cuja meta é o túmulo do Apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela. A exposição estará disponível entre 25 de julho e 20 de agosto de 2019.

Continuar a ler

Barcelos

Menino de dois anos caiu de terraço em Barcelos

“Sofreu algumas lesões, mas está estável”

em

Foto: Arquivo

Um menino de dois anos foi transportado para o Hospital de Braga, depois de ter caído de um terraço com cerca de três metros, esta quinta-feira à noite, em Cristelo, concelho de Barcelos.

Ao que O MINHO apurou, hoje, a criança “sofreu algumas lesões, mas está estável”.

Segundo os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o alerta para a emergência foi recebido às 21:13.

Antes de ser levado para o hospital, o menino foi assistido no local por dois elementos daquela corporação, apoiados por uma ambulância e pela VMER de Barcelos.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares