Seguir o O MINHO

Ave

Tony Carreira em Fafe

em

Fafe celebra por mais um ano as festas do concelho. Tradicionalmente conhecidas como as festas em honra de Nossa Senhora de Antime, as comemorações decorrem durante quatro dias, de 07 a 10 de julho, com grande animação cultural e um cartaz para todos os gostos. As festas terão um programa diversificado que abrange música, folclore, desfiles, marcha luminosa e outros momentos que prometem ser únicos.

Este ano, o músico Tony Carreira é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 09 de Julho, sábado, na Praça Mártires de Fascismo.

Cartaz. DR

A banda portuguesa Blasted Mechanism encabeça o programa da Juventude nas Festas com um espetáculo imperdível também no Sábado, a partir da 01h00.

O arranque das festividades, a 07 de Julho, é marcado pela inauguração das iluminações decorativas, às 21:00 horas. A sexta-feira dá o mote para o grande fim de semana, com destaque para a música. A Final do Concurso de Bandas ‘Just Nice Music’ decorre, a partir das 21:30 horas, na Praça Mártires do Fascismo. Simultaneamente, terá lugar o tradicional Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, e a escadaria do Câmara Municipal ganha vida com os Fados de Coimbra, às 24:00 horas.

A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a actuação da Dj Olga Ryazanova, na Praça Mártires do Fascismo.

No sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos e Gigantones de Fafe, às 10:00, na Praça 25 de Abril.

A partir das 14:00, o Grande Prémio de Ciclismo Festas da Cidade de Fafe.

À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XXIV Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de cinco grupos de folclore, e, simultaneamente, na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.
O grande destaque desta noite vai para a atuação de Tony Carreira, que promete um espetáculo monumental. O concerto culmina com o espetáculo pirotécnico que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento. A animação para a Juventude não faltará, com um espetáculo que terá tanto de irreverente, como de mágico, com um concerto da banda portuguesa Blasted Mechanism.

A música continua noite dentro, com atuação dos Dj’s brasileiros WAO.

Domingo, 09 de julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.
Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe.

As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.

O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para Domingo à tarde, a partir das 15:00, na Rua António Saldanha.

Mais tarde, perto das 21:30, as Bandas juntam-se para uma arruada.

Ainda no Domingo, decorrerá, a partir das 22:00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo terceiro ano, no centro da cidade, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local que contará com a presença de Isabel Figueira, Afonso Vilela e Valter Carvalho, manequins conhecidos do grande público.

A marcha luminosa encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23:00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.
Antes no centro da cidade, a animação será garantida pela Banda às Riscas e, no Jardim do Calvário, o espectáculo pirotécnico.

 

Populares