Município de Braga premeia Reabilitação Urbana

Reabilitação urbana
Município de braga premeia reabilitação urbana
Foto: Divulgação / CM Braga

O Município de Braga acaba de lançar a segunda edição do Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – Reabilita Braga, uma iniciativa que visa “distinguir as boas práticas de reabilitação urbana e premiar a investigação académica realizada nesta área”. As pré-candidaturas decorrem entre os dias 04 de julho e 04 de setembro, através do portal reabilitabraga.pt.

A autarquia adiantou que, os prémios – divididos nas categorias de Edificação e de Investigação, têm o valor de 5 mil euros para a de Investigação. Já na de edificação o júri atribuirá prémios de 5.000, no caso da sub-categoria nova edificação, e de 10 mil euros, para a sub-categoria reabilitação e restauro.

Para Miguel Bandeira, vereador que tutela a Regeneração Urbana, este prémio “reconhece as melhores intervenções de salvaguarda do património edificado”.

“O Prémio Reabilita Braga representa um estímulo a todos os intervenientes, sejam eles promotores, projetistas e investigadores, na valorização continuada dos recursos culturais urbanos que temos, na minimização dos impactos ambientais no território e, mais do que tudo, um apelo à inversão do arruinamento do edificado com valor patrimonial e ao potenciamento dos nossos centros históricos”, explica o vereador.

Miguel Bandeira lembra ainda que esta iniciativa visa promover a divulgação de intervenções exemplares, a valorização das técnicas e dos materiais tradicionais de construção que, segundo refere, “constituem uma inequívoca forma de preservar o nosso modo de saber fazer e de dar oportunidade de trabalho aos que laboram nestas áreas”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casal de idosos ferido em despiste de automóvel em fafe

Casal de idosos ferido em despiste de automóvel em Fafe

Próximo Artigo
Minipreço oferece centenas de garrafas de água aos bombeiros de amares

Minipreço oferece centenas de garrafas de água aos Bombeiros de Amares

Artigos Relacionados