Mostra de teatro em Braga reúne artistas de oito países e homenageia Ucrânia

De 01 a 06 de maio
Mostra de teatro em braga reúne artistas de oito países e homenageia ucrânia

Cerca de 50 artistas de oito países vão participar na segunda edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) que decorrerá de 01 a 06 de maio, e que tem como objetivo “contribuir para a paz”, anunciou hoje a organização.

Organizada pela Companhia de Teatro de Braga (CTB), a MIT vai contar com a presença de criações, artistas e representantes de teatro de Portugal, Itália, Chipre, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Ucrânia.

“Na MIT 2023, terá lugar uma homenagem à luta pela liberdade travada pelo povo ucraniano e seus artistas”, disse o diretor da CTB.

Segundo Rui Madeira, o apuro das bilheteiras de dois dos espetáculos da mostra será “inteiramente destinado” ao Teatro de Kershon, da Ucrânia, com quem a CTB tem “uma longa e rica colaboração”.

Durante a MIT 2023, terão lugar 16 representações, repartidas pelo Theatro Circo, em Braga, pelo Teatro Gil Vicente, em Barcelos, e pela Quinta da Caverneira, na Maia.

“Esta mostra internacional visa contribuir para a paz, a diversidade cultural e a coesão social, através da arte teatral”, afirmou Rui Madeira.

Todos os espetáculos, à exceção de um em italiano, serão legendados em português.

Um dos espetáculos será levado a cena por artistas ucranianos refugiados em Portugal, ao abrigo do Projeto Palco – Uma Casa do Mundo, da responsabilidade da CTB, em parceria com a União dos Artistas de Teatro da Ucrânia.

O diretor do CTB adiantou que dentro de dois anos, em 2025, o certame pretende ganhar um O, passando de MIT para MITO, assumindo-se como um Grande Festival Internacional de Teatro e Ópera Clássicos.

Nesse ano, a mostra deverá reunir representantes de estruturas de criação e de festivais dos 23 países que compõem a Eurásia Theater Association (ETA), estrutura parceira na organização da MIT.

A partir desse ano, o MIT terá como palco privilegiado as ruínas do Teatro Romano, em Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nevoeiro, sol, nortada ou demasiada gente no areal? Já pode ver as praias de esposende em tempo real

Nevoeiro, sol, nortada ou demasiada gente no areal? Já pode ver as praias de Esposende em tempo real

Próximo Artigo
Manifestação em braga pelo direito à habitação

Manifestação em Braga pelo direito à habitação

Artigos Relacionados