A propósito das recentes notícias sobre os atrasos e custos do BRT, António Braga, (PS/PAN), considerou hoje que o “BRT não é a solução que Braga precisa”.
Em comunicado, a candidatura “Somos Braga” afirma que a cidade “está a desperdiçar dinheiro numa solução que não corresponde às necessidades dos Bracarenses”.
O candidato “defende que o investimento deve ser canalizado para um metro de superfície, um sistema moderno, mais eficiente e adaptado às necessidades dos bracarenses”.
“A demolição do viaduto e da rotunda Santos da Cunha e o fecho definitivo do túnel de acesso a Maximinos é um entrave para a cidade. Construir novos projetos não tem de ser significar destruir infraestruturas já consolidadas, que fazem parte da cidade e que servem os bracarenses. O metro de superfície, por ter uma estrutura mais flexível, convive melhor com uma cidade que já existe”, lê-se no comunicado.
Além disso, António Braga alerta que “o BRT, por usar corredores dedicados, vai congestionar ainda mais o trânsito da cidade”.
“Recorde-se que além de o projeto já ter cancelado 3 das 4 linhas inicialmente previstas, dados recentemente apontam para custos de 438 mil euros com o pré-projeto, 1 milhão de euros para o projeto final, 1 milhão de euros para fiscalização e ainda o risco de perda de 76 milhões de euros de financiamento do PRR”, conclui a nota de imprensa.