A Coligação Juntos Por Braga, liderada pelo candidato João Rodrigues, considera que o concelho está no “caminho certo” na área do apoio ao desporto e pretende continuar o esforço no próximo mandato.
Em visita aos terrenos do FC Gondizalves e o FC Ferreirense, a candidatura sublinhou que, ao longo do atual mandato, o Município de Braga tem “reforçado uma aposta clara na valorização do tecido associativo e na promoção do desporto em todo o concelho”.
Sublinhou ainda que, só entre estes dois clubes, a Câmara atribuiu cerca de 200 mil euros a cada clube, destinados à formação desportiva e à requalificação de instalações.
Também o investimento global em contratos-programa de desenvolvimento desportivo “aumentou 118% entre 2014 e 2024, passando de 700 mil euros para mais de 1,6 milhões de euros”.
Em paralelo, o número de atletas filiados cresceu 7,7% nos últimos doze anos, consolidando Braga como um concelho “cada vez mais ativo e desportivamente dinâmico”.
“Este é o caminho certo para o desporto em Braga: continuar a apoiar os clubes, a investir nas suas infraestruturas e a criar condições para que todos, desde as camadas jovens ao desporto feminino, possam praticar desporto com qualidade”, afirmou João Rodrigues, citado em comunicado.
E acrescentou: “É com orgulho que olhamos para os resultados dos últimos anos, mas é com responsabilidade que queremos continuar este trabalho”.
Rodrigues lembrou que prática desportiva representa “formação, inclusão e saúde e, por isso”.
“Vai continuar a ser uma das nossas grandes prioridades. Queremos manter o nível de investimento dos últimos mandatos e fazer mais, com diálogo e foco no bem-estar das nossas comunidades”, disse.
No FC Gondizalves, Carlos Barbosa, presidente do clube, destacou os investimentos do Município na requalificação do campo e dos balneários originais, atualmente em obras, como apoios essenciais para garantir melhores condições à prática desportiva.
“Apesar dos progressos, permanecem alguns desafios ao clube, desde o acesso ao campo ser limitado aos horários de treinos e jogos, e, uma vez que o campo está aberto à comunidade, a ausência de vigilância levanta preocupações quanto à segurança e à manutenção das instalações”, lê-se na nota.
No FC Ferreirense, presidido por Manuel Antunes, a visita centrou-se na necessidade “urgente” de encontrar soluções para a continuidade da prática desportiva.
“Apesar dos apoios municipais e da contínua manutenção das instalações, as atuais condições do estádio obrigam à construção de um novo campo, com as medidas regulamentares adequadas. O clube é ainda um exemplo de como o desporto pode promover a inclusão e convívio entre os jovens, apostando em novas modalidades e reforçando a sua presença no futebol feminino”, notou a Juntos por Braga, em comunicado.