Seguir o O MINHO

Braga

Morreu jovem atropelado esta madrugada na A3

De Vila Verde

em

Foto: Facebook

O jovem de 20 anos que sofreu ferimentos graves na sequência de um duplo atropelamento na A3 não resistiu, acabando por morrer já durante a manhã desta terça-feira, no Hospital de Braga.

Luís Lopes, que residia em Moure, Vila Verde, foi atropelado por duas vezes ao quilómetro 96 da A3, em Vila Nova de Cerveira, durante esta madrugada.

O sinistro deu-se no sentido Sul / Norte, em Vila Nova de Cerveira, e fez ainda mais quatro feridos, entre os quais um bebé de sete meses.

Ao que O MINHO conseguiu apurar, o jovem estaria fora do carro quando foi abalroado por uma primeira viatura, tendo segundos depois sido atropelado por uma segunda viatura, com esta última a não parar para prestar assistência.

De acordo com os envolvidos no primeiro atropelamento, um casal que seguia com os filhos [um bebé de sete meses e uma menina de dez anos], a vítima mais grave estaria fora do carro já dentro da faixa da autoestrada, quando o terão colhido acidentalmente.

Estes testemunharam que se via algum fumo junto da viatura, o que poderá ter motivado a saída do condutor da viatura em plena autoestrada.

O casal, que acabou transportado juntamente com os filhos para o Hospital de Viana, por precaução, apontou ainda às autoridades que outra viatura terá atropelado a vítima segundos depois do primeiro atropelamento, mas não terá parado.

Já Luís Lopes acabou por ser transportada pela SIV de Ponte de Lima para o Hospital de Braga com prognóstico muito reservado.

No local estiveram os Bombeiros de Ponte de Lima, SIV de Ponte de Lima, VMER de Viana e GNR.

Anúncio

Braga

Câmara de Braga abre concurso para contratação de assistentes operacionais nas escolas

Emprego

em

Foto: O MINHO

Foi publicado, esta sexta-feira, em Diário da República, um procedimento concursal, por parte da Câmara de Braga, para recrutamento na carreira de assistentes operacionais para atividades de ação educativa.

O aviso está já em vigor e contempla a contratação, para constituição de reserva de recrutamento, na carreira e categoria de assistente operacional, atividade de ação educativa, na modalidade contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

De acordo com a caracterização atribuída, estes postos de trabalho visam auxiliar o pessoal docente e não docente em matéria educativa, dar apoio geral ao nível da organização dos espaços escolares, cooperar na vigilância dos alunos durante o recreio e dentro dos espaços escolares, apoiar crianças com necessidades especiais.

Os candidatos que nasceram depois de 1995, necessitam de possuir o 12.º ano como habilitação, assim como os que nasceram depois de 1981, necessitam do 9.º ano. A quem nasceu entre 1967 e 1980 é pedido o 6.º ano de escolaridade. Quem nasceu antes dessa data, necessita possuir o 4.º ano.

As candidaturas podem ser apresentadas, a partir desta segunda-feira, e durante dez dias, através da Bolsa de Emprego Público, ou através da secção de recrutamento do site da Câmara de Braga.

Continuar a ler

Braga

Braga: Bom Jesus Património da Humanidade é tema de concurso de fotografia

Bom Jesus do Monte

em

Foto: Divulgação / CM Braga

O Bom Jesus do Monte – Património Mundial da Humanidade’ é o tema do XVI Concurso Municipal de Fotografia, uma iniciativa organizada pelo Município de Braga que visa “aproximar os bracarenses do património da cidade”.

As inscrições, limitadas a 50 concorrentes, iniciam-se no dia 20 de novembro, no Museu de Imagem (de terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:30, e aos sábados das 14:30 às 18:30), implicando apenas o pagamento de uma caução que se destina a garantir a efectiva participação dos inscritos, sendo a referida caução devolvida, aquando da entrega da máquina fotográfica.

Esta edição do concurso de fotografia decorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro e conta com o apoio dos Transportes Urbanos de Braga, que irá assegurar o transporte dos concorrentes mediante a apresentação da câmara fotografia fornecida pelo Município.

De acordo com a autarquia, cada concorrente poderá apontar a objetiva ao geral e ao pormenor, ao material e ao humano, ao exterior e ao interior, mas também aos rituais religiosos, costumes e tradições.

“Este concurso incluirá a habitual exposição pública, a inaugurar em fevereiro de 2020 na Fonte do Ídolo, e na qual estarão patentes os trabalhos premiados pelo júri, bem como uma fotografia de cada um dos concorrentes, nos termos do regulamento do concurso”, refere a organização.

“O tema proposto visa reconhecer e homenagear a atribuição do Santuário do Bom Jesus do Monte a Património Cultural Mundial da UNESCO, bem como estimular o interesse, a sensibilidade dos concorrentes em particular e dos turistas e cidadãos em geral, no que respeita ao seu valor histórico, artístico, cultural, religioso e paisagístico”.

Continuar a ler

Braga

Dois feridos em acidente em Braga

Variante do Cávado

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Duas pessoas sofreram ferimentos na sequência de uma colisão rodoviária, este sábado à noite, em Braga, disse a O MINHO fonte do CDOS.

O acidente ocorreu entre Palmeira e São Vicente, na variante do Cávado, sentido Prado-Braga, na curva antes da Volvo, informou fonte dos bombeiros.

Os feridos foram socorridos pelos Bombeiros Voluntários de Braga, Bombeiros de Amares e pelo INEM.

Uma das vítimas terá chegado a perder a consciência na sequência do acidente, disse fonte dos bombeiros.

Foram transportadas para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros, disse o CDOS de Braga.

O alerta foi dado às 22:51.

Os Bombeiros Sapadores de Braga foram alertados para limpar a via às 23:24, condicionando o trânsito numa das faixas.

(notícia atualizada às 23h58)

Continuar a ler

Populares