Monção plantou 3.500 carvalhos graças às rolhas da Feira do Alvarinho

Projeto “Green Cork”
Foto: CM Monção

O Município de Monção juntou-se ao projeto “Green Cork”, da Quercus, através da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas”, e plantou 3.500 carvalhos-alvarinho, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo principal incidiu na “realização de uma ação de reflorestação e na valorização do território ambiental concelhio”.

A campanha de recolha de rolhas teve o seu expoente na Feira do Alvarinho de Monção, onde foram realizadas várias ações ligadas à sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha de rolhas gigante, numa zona central do recinto, para que os visitantes, expositores e equipas de limpeza fizessem o respetivo depósito.

Com o intuito de fortalecer a consciência ecológica junto dos alunos do concelho, em todos os níveis de ensino, a campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, teve como finalidade recolher rolhas nos estabelecimentos de ensino.

Para o efeito, foram distribuídos pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, no Colégio do Minho, polo de Monção, na Escola Profissional (EPRAMI) e na Santa Casa da Misericórdia de Monção.

Desta campanha resultou a recolha de 175.000 rolhas, correspondendo a 3.500 carvalhos-alvarinho, uma vez que, por cada 50 rolhas recolhidas, seria plantada uma árvore daquela espécie autóctone.

A ação de reflorestação realizou-se na semana passada, nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, em Merufe, e contou com a presença e participação do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do vice-presidente, João Oliveira, da vereadora da Educação, Daniela Fernandes, bem como responsáveis da Quercus, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de Freguesia de Merufe e ICNF.

Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1.º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2.º CEB, Turma 6º E | 3.º CEB, Turma 8.º E).

Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados