O Lagar de Azeite de Vilarchão, em Vieira do Minho, foi o palco de uma recriação da antiga tradição da apanha e moagem da azeitona, no último sábado.
Organizado pelo Município de Vieira do Minho, no âmbito do Programa Sentir Vieira, o evento destacou o património agrícola e cultural da região.
A iniciativa contou com a colaboração da Junta da União de Freguesias de Anjos e Vilarchão e com o envolvimento ativo da comunidade local.
O Lagar de Vilarchão, com mais de 300 anos de história, preserva a sua maquinaria original, permitindo a produção de azeite através do método tradicional, utilizando a força motriz da água.

























O dia começou com uma caminhada temática intitulada “O Lagar de Vilarchão”, que atraiu dezenas de participantes de várias idades e contextos.
A atividade incluiu a demonstração do processo tradicional de moagem da azeitona, a degustação de azeite fresco, momentos de animação musical e a emblemática chega de bois.
De acordo com a autarquia, o evento foi “amplamente participado”, reforçando o “compromisso do Município de Vieira do Minho em preservar e valorizar as práticas agrícolas tradicionais e o património cultural associado”.
“A iniciativa ofereceu aos participantes uma oportunidade única de reviver e experienciar esta tradição secular, contribuindo para a promoção das raízes culturais da região”, refere a Câmara, em comunicado.