Arquivo

Vieira do Minho: Lagar com mais de 300 anos fez azeite

Recriação da antiga tradição da moagem de azeitona
Vieira do minho: lagar com mais de 300 anos fez azeite
Foto: CM Vieira do Minho

O Lagar de Azeite de Vilarchão, em Vieira do Minho, foi o palco de uma recriação da antiga tradição da apanha e moagem da azeitona, no último sábado.

Organizado pelo Município de Vieira do Minho, no âmbito do Programa Sentir Vieira, o evento destacou o património agrícola e cultural da região.

A iniciativa contou com a colaboração da Junta da União de Freguesias de Anjos e Vilarchão e com o envolvimento ativo da comunidade local.

O Lagar de Vilarchão, com mais de 300 anos de história, preserva a sua maquinaria original, permitindo a produção de azeite através do método tradicional, utilizando a força motriz da água.

O dia começou com uma caminhada temática intitulada “O Lagar de Vilarchão”, que atraiu dezenas de participantes de várias idades e contextos.

A atividade incluiu a demonstração do processo tradicional de moagem da azeitona, a degustação de azeite fresco, momentos de animação musical e a emblemática chega de bois.

De acordo com a autarquia, o evento foi “amplamente participado”, reforçando o “compromisso do Município de Vieira do Minho em preservar e valorizar as práticas agrícolas tradicionais e o património cultural associado”.

“A iniciativa ofereceu aos participantes uma oportunidade única de reviver e experienciar esta tradição secular, contribuindo para a promoção das raízes culturais da região”, refere a Câmara, em comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Presidente da fpf diz que projeto de atividade física infantil reduz obesidade

Presidente da FPF diz que projeto de atividade física infantil reduz obesidade

Próximo Artigo
Monção plantou 3. 500 carvalhos graças às rolhas da feira do alvarinho

Monção plantou 3.500 carvalhos graças às rolhas da Feira do Alvarinho

Artigos Relacionados