Seguir o O MINHO

Alto Minho

Monção investe 190 mil euros em iluminação eficiente no centro histórico

em

A Câmara de Monção anunciou esta quarta-feira um investimento de 190 mil euros na substituição das lâmpadas convencionais por tecnologia LED no centro histórico e nos principais acessos àquela vila, para poupar na fatura da iluminação pública.

Aquele investimento, explicou o município em comunicado, insere-se no projeto “Iluminar o Alto Minho”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que “prevê benefícios na redução dos consumos energéticos e emissões de dióxido de carbono associadas, na diminuição dos encargos financeiros da fatura energética e no aumento de segurança para pessoas e bens”.

A nova tecnologia, cuja instalação fica concluída esta semana, “vai permitir a sua regulação ao nível de intensidade luminosa em diversos períodos da noite, gerando poupança financeira sem prejudicar a segurança viária”.

“No centro histórico, foram desenhados equipamentos específicos que, pela sua intensidade luminosa e cor, possibilitará um aumento de segurança para pessoas e bens”, explicou a autarquia.

O projeto “Iluminar o Alto Minho”, candidatado apresentada pela CIM do Alto Minho ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) foi aprovada, em fevereiro passado, num investimento total superior a dois milhões de euros.

Populares