Seguir o O MINHO

Região

Minho tem este ano 25 praias com “qualidade de ouro” – lista

Total de 375 no país

em

Apúlia. Foto: DR/Arquivo

A associação ambientalista Quercus atribuiu para a época balnear deste ano a classificação “qualidade de ouro” a 375 praias portuguesas, menos 15 do que em 2018, foi hoje divulgado. Destas, 13 são no distrito de Viana do Castelo, e 13 no distrito de Braga.


Em comunicado, a Quercus refere que a região Tejo e Oeste é a que reúne mais atribuições (90), seguida do Algarve (87) e da região Norte (74), sendo que os concelhos com maior número de praias distinguidas são Albufeira e Vila Nova de Gaia (18), seguidos de Almada e Vila do Bispo (13) e Torres Vedras (12).

A associação adianta que, das praias galardoadas, 326 são costeiras, 40 são interiores e nove são de transição, esclarecendo que a totalidade dos galardões retirados face a 2018 se referem a praias costeiras.

Segundo a Quercus, o galardão, criado há dez anos, passou, este ano, a considerar também episódios de interdição de praia ocorridos no ano anterior, uma vez que estes eventos demonstram “circunstâncias de qualidade de água balnear descontínua”.

A associação nota que “foi com muita preocupação” que em 2018 constatou “um elevado número” de ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária.

A Quercus acrescenta que, a partir deste ano, vai “aumentar o rigor de atribuição do galardão”, além do novo critério agora introduzido relativo às interdições.

Assim, a partir de 2019, para receber a classificação, a água balnear da praia em análise tem de ter sido excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017.

Paralelamente, na última época balnear (2018), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.

Esta avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura, baseando-se apenas na qualidade da água das praias.

A informação utilizada é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Veja a lista das praias com “qualidade de ouro” no Minho:
Braga – Adaúfe
Cabeceiras de Basto – Cavez
Caminha – Caminha
Caminha – Forte do Cão
Caminha – Moledo
Caminha – Vila Praia de Âncora
Esposende – Apúlia
Esposende – Fão-Ofir
Esposende – Marinha-Cepães
Esposende – Ramalha
Esposende – Rio de Moínhos
Esposende – Suave Mar
Fafe – Albufeira de Queimadela
Póvoa de Lanhoso – Verim
Terras de Bouro – Alqueirão
Viana do Castelo – Afife
Viana do Castelo – Amorosa
Viana do Castelo – Arda
Viana do Castelo – Cabedelo
Viana do Castelo – Carreço
Viana do Castelo – Castelo do Neiva
Viana do Castelo – Ínsua
Viana do Castelo – Norte
Viana do Castelo – Paçô
Vieira do Minho – Albufeira do Ermal

Anúncio

Braga

Igreja celebra hoje o dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga

Religião

em

Foto: DR

A 05 de dezembro a diocese de Braga celebra a festa litúrgica de São Geraldo, antigo bispos de Braga que hoje é considerado santo pela instituição. São Geraldo é, ainda, o padroeiro da cidade, que por este dia ornamentava a capela em sua honra com frutas para uma celebração apoiada pelas escolas do concelho.

Ficou na história por ser dos dois primeiros arcebispos de Braga, em conjunto com Pedro de Braga, controlando dioceses desde o topo da Galiza até Viseu. De acordo com a nota biográfica da Arquidiocese de Braga, efetuou um conjunto de reformas a nível eclesiástico, moral e administrativo, reorganizando a escola da catedral e o cabido, continuando as obras da Sé, recuperando bens eclesiásticos usurpados e reformando o culto e a liturgia com a introdução do rito romano, conseguindo ultrapassar os focos de resistência anti-romana na sua diocese.Morreu em 1108.

Neste dia, e embora não seja celebrado pela diocese, mas sim no resto do país, celebra-se ainda Frutuoso de Dume, São Frutuoso, monge e bispo do século VII (sete), que até hoje é venerado como santo. Em 1102, o seu corpo terá sido roubado, enquanto relíquia, da freguesia de Dume, e levado para a catedral de Santiago, onde foi enterrado na cripta com uma cerimónia solene. Esse momento ainda é celebrado pela catedral de Compostela a 16 de dezembro. No entanto, as relíquias de S. Frutuoso regressaram a Braga em 1966, cerca de 864 anos depois de terem sido levadas.

Continuar a ler

Braga

Concelho de Braga com mais 152 casos e três mortos em 24 horas

Dados locais

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

O concelho de Braga regista hoje 8.064 casos acumulados desde o início da pandemia, mais 152 desde ontem.

Estes números foram apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde atualizados às 17:00 desta sexta-feira.

Hoje não nos foi possível apurar o número de casos ativos uma vez que o número de casos recuperados ainda se encontrava em atualização.

Há 110 óbitos a lamentar, mais três do que na quinta-feira.

Também não foi possível divulgar o número de pessoas em isolamento.

Continuar a ler

Alto Minho

Casos covid voltam a subir acentuadamente em Ponte de Lima e Viana

Covid-19

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Os concelhos de Viana do Castelo e de Ponte de Lima foram os que registaram maior subida no número de casos ativos de covid-19 nos últimos dois dias, de acordo com o boletim da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), atualizado às 17:30 desta sexta-feira.

O concelho de Viana do Castelo regista um aumento de 67 casos ativos em relação a quarta-feira, data do último balanço da autoridade de Saúde. Hoje, o concelho tem 744 casos ativos , somando mais um óbito (26). Em termos acumulados, este concelho já registou 1.703 casos confirmados e 933 recuperados.

Ponte de Lima tem 461 casos ativos (mais 24), Valença 220 (menos três), Cerveira 44 (igual), Paredes de Coura 28 (igual), Monção 118 (mais onze), Caminha 161 (menos três), Arcos de Valdevez 169 (mais cinco), Melgaço 42 (mais um) e Ponte da Barca 85 (mais dez).

O Alto Minho tem, atualmente, 2.072 casos ativos de covid-19, mais 112 do que na quarta-feira. Soma, desde o início da pandemia, 5.019 casos, mais 187 nos últimos dois dias. Há a lamentar 106 óbitos, mais dois nos últimos dois dias, registados em Caminha e Viana do Castelo. Contam-se ainda 2.841 recuperados em todo o Alto Minho.

Continuar a ler

Populares