Seguir o O MINHO

Região

Minho tem este ano 25 praias com “qualidade de ouro” – lista

Total de 375 no país

em

Apúlia. Foto: DR/Arquivo

A associação ambientalista Quercus atribuiu para a época balnear deste ano a classificação “qualidade de ouro” a 375 praias portuguesas, menos 15 do que em 2018, foi hoje divulgado. Destas, 13 são no distrito de Viana do Castelo, e 13 no distrito de Braga.

Em comunicado, a Quercus refere que a região Tejo e Oeste é a que reúne mais atribuições (90), seguida do Algarve (87) e da região Norte (74), sendo que os concelhos com maior número de praias distinguidas são Albufeira e Vila Nova de Gaia (18), seguidos de Almada e Vila do Bispo (13) e Torres Vedras (12).

A associação adianta que, das praias galardoadas, 326 são costeiras, 40 são interiores e nove são de transição, esclarecendo que a totalidade dos galardões retirados face a 2018 se referem a praias costeiras.

Segundo a Quercus, o galardão, criado há dez anos, passou, este ano, a considerar também episódios de interdição de praia ocorridos no ano anterior, uma vez que estes eventos demonstram “circunstâncias de qualidade de água balnear descontínua”.

A associação nota que “foi com muita preocupação” que em 2018 constatou “um elevado número” de ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária.

A Quercus acrescenta que, a partir deste ano, vai “aumentar o rigor de atribuição do galardão”, além do novo critério agora introduzido relativo às interdições.

Assim, a partir de 2019, para receber a classificação, a água balnear da praia em análise tem de ter sido excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017.

Paralelamente, na última época balnear (2018), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.

Esta avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura, baseando-se apenas na qualidade da água das praias.

A informação utilizada é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Veja a lista das praias com “qualidade de ouro” no Minho:
Braga – Adaúfe
Cabeceiras de Basto – Cavez
Caminha – Caminha
Caminha – Forte do Cão
Caminha – Moledo
Caminha – Vila Praia de Âncora
Esposende – Apúlia
Esposende – Fão-Ofir
Esposende – Marinha-Cepães
Esposende – Ramalha
Esposende – Rio de Moínhos
Esposende – Suave Mar
Fafe – Albufeira de Queimadela
Póvoa de Lanhoso – Verim
Terras de Bouro – Alqueirão
Viana do Castelo – Afife
Viana do Castelo – Amorosa
Viana do Castelo – Arda
Viana do Castelo – Cabedelo
Viana do Castelo – Carreço
Viana do Castelo – Castelo do Neiva
Viana do Castelo – Ínsua
Viana do Castelo – Norte
Viana do Castelo – Paçô
Vieira do Minho – Albufeira do Ermal

Anúncio

Ponte de Lima

Incêndio destrói parte de churrasqueira em Ponte de Lima

Em Anais

em

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

Um espaço de churrasqueira, situado no restaurante “O Moinho”, em Anais, Ponte de Lima, foi atingido pelas chamas, ao início da madrugada deste sábado, destruindo parcialmente a estrutura.

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

Desconhece-se a origem do fogo que debelou apenas naquele compartimento anexo ao restaurante.

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

No local estiveram perto de 30 operacionais das corporações de Ponte de Lima e Vila Verde, com vários veículos de combate a incêndios e ambulâncias.

Apesar do aparato, não há registo de feridos.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação / CM Braga

As crianças já podem integrar a tradição do Bananeiro de Braga, com apoio da “Desporto&Saúde Braga” e da autarquia local.

No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o “Bananeiro da Pequenada” decorre na Praça da República, junto à Arcada, dirigido aos mais pequenos.

Os mais graúdos, durante esse dia, podem cumprir a tradição mais antiga do Moscatel e Banana, nas ruas do centro histórico e ao pé da Casa das Bananas, na Rua do Souto.

Quando às crianças, vão poder contar com uma manhã festiva no dia de Bananeiro.

Continuar a ler

Braga

Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga

em

Depois de Jerónimo de Sousa, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, e Rui Rosinha (bombeiro gravemente ferido nos incêndios de Pedrogão Grande), em 2018, o Presépio Vivo de Priscos contará com 14 convidados especiais para a inauguração de 2019.

De acordo com o principal organizador do evento, o padre João Torres, 14 refugiados da guerra da Síria, que habitam em Portugal, vão dar o mote de partida para aquele que já é o maior presépio ao vivo de toda a Europa.

O pároco que é também capelão nas cadeias de Braga e Guimarães, explica que este convite visa “contribuir para a construção de pontes de fraternidade com os povos perseguidos e marginalizados”.

Priscos. Marcelo Rebelo de Sousa em Braga na abertura do maior presépio ao vivo da Europa

Bombeiro que sobreviveu em Pedrógão inaugurou presépio em Braga

O presépio, sediado na freguesia de Priscos, abre portas a 15 de dezembro para a sua décima quarta edição.

Este ano, o número de figurantes volta a passar os 650, prevendo-se cerca de uma centena de cenários diferentes ao longo do recinto, junto à Igreja Paroquial de Priscos.

A data de encerramento é a 12 de janeiro.

A TVI estará presente com o programa “Somos Portugal” no dia 05 de janeiro.

Horários

15 de dezembro: Inauguração às 10:30 até às 12:30
19 de dezembro: 15:00 às 17:00
21 de dezembro: 15:00 às 19:00
22 de dezembro: 15:20 às 18:40
25 de dezembro: 16:00 às 18:30
28 de dezembro: 20:00 às 22:30
29 de dezembro: 15:20 às 18:40
1 de janeiro: 16:00 às 19:00
4 de janeiro: 20:00 às 22:30
5 de janeiro: 14:30 às 20:00 (transmissão em direto no programa da TVI “Somos Portugal”)
11 de janeiro: 20:00 às 22:30
12 de janeiro: 15:20 às 18:40

 

Continuar a ler

Populares