Seguir o O MINHO

Região

Minho tem 22 praias com “Qualidade de Ouro”, quatro são fluviais

em

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas, menos seis do que em 2017. Destas praias, 12 são no distrito de Viana do Castelo e 10 são no distrito de Braga.

Das estâncias balneares classificadas este ano, em Portugal, “342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”, indicou a associação ambientalista. No Minho, 18 das 22 praias galardoadas são na costa e quatro são praias fluviais.

Praias na Costa

Caminha (3): Caminha, Forte do Cão e Moledo.

Esposende (6): Apúlia, Fão-Ofir, Marinhas-Cepães, Ramalha, Rio de Moínhos e Suave Mar.

Viana do Castelo (9): Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Praia Norte e Paçô.

Prais Fluviais

Braga: Cavadinho.

Póvoa de Lanhoso: Verim.

Terras de Bouro: Alqueirão.

Vieira do Minho: Albufeira do Ermal.

A identificação das águas balneares classificadas como tendo “Qualidade de Ouro” é feita com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo “apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.

Neste sentido, as 390 praias identificadas com “Qualidade de Ouro” cumprem com os critérios de “qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017” e de “todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinaise, inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e, para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente”.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.

O hastear da primeira bandeira “Praia Qualidade de Ouro” vai realizar-se na praia da Pampilhosa da Serra, em data oportunamente a definir, avançou a Quercus.

A época balnear deste ano começou na terça-feira, porém “a maioria das praias inicia a época balnear a partir de 1 de Junho”, informou a associação ambientalista.

Populares