Seguir o O MINHO

Guimarães

Metade das empresas portuguesas na maior feira de têxtil-lar do mundo são de Guimarães

41 empresas vimaranenses

em

Foto: CM Guimarães

Conhecida mundialmente como o maior expositor de produtos têxteis para o lar e hotelaria, a Heimtextil volta a ter uma grande representatividade pela parte das empresas de Guimarães. Num total de 82 empresas portuguesas neste certame, a decorrer de 08 a 11 de janeiro, 50% são oriundas de Guimarães, num total de 41.

As empresas do projeto “Guimarães Marca” marcam presença em grande número como são os casos da “Solinhas”, “Pereira & Freitas”, “Fábrica de Tecidos do Carvalho”, “Lasa”, “Sampedro”, “Be Stitch”, “Lameirinho”, “Têxteis Penedo”, “Villafelpos”, “Mi Casa Es Tu Casa”, “JF Almeida”, “Lumatex”, “NeiperHome”, “António Salgado”, “MoreTextile Group”, “ACL Impex”, “Domingos de Sousa & Filhos”, “Crishometex”, “Rosacel” , “Apertex” e “ Leiper”.

Em representação do Município de Guimarães está o Vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, e a Chefe de Divisão, Marta Mota Prego. Recorde-se que no passado mês de setembro, Guimarães projetou as tendências da Heimtextil 2019/2020, com uma sessão que decorreu no Centro Cultural Vila Flor.

“O sucesso desta indústria é evidente e é importante a participação das nossas empresas no sentido de acompanharem as tendências no plano internacional, mas também estarem atentas à constante inovação”, salientou o Vereador Ricardo Costa.

As empresas “Guimarães Marca” presentes na Heimtextil 2019 caraterizam-se (exercício de 2016) por notável poder de criação de riqueza, grande equilíbrio financeiro e elevada capacidade competitiva comercial face a congéneres internacionais. Em termos de números acumulados, destaque para mais de 2500 postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 251 milhões de euros.

No primeiro dia do certame, destaque para a visita da comitiva do Governo, representada pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e pelo Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.

Ao longo destes dias, são esperados mais de 60 mil visitantes nesta Feira, onde Portugal destaca-se como principal fornecedor europeu de roupa de cama e banho. As 82 as empresas portuguesas ocupam 5.896 m2 de espaço de exposição, um valor recorde para a indústria portuguesa.

Populares