Manuela Corte-Real preside à Escola de Ciências da UMinho

Nuno Gonçalves

A professora catedrática Manuela Corte-Real tomou hoje posse como presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). A cerimónia de investidura foi presidida pelo reitor Rui Vieira de Castro e decorreu no anfiteatro da ECUM, no campus de Gualtar, em Braga. Para o triénio 2018/2021, Manuela Corte-Real terá como vice-presidentes os professores Nuno Peres, António Maurício Fonseca e José Brilha.

De acordo com a Reitoria, Manuela Corte-Real realizou a licenciatura em Engenharia Química na Universidade do Porto, uma pós-graduação em Bioquímica e Biotecnologia na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Gulbenkian de Ciência e o doutoramento em Ciências Biomédicas – especialização em Microbiologia na Universidade do Porto.

Começou a dar aulas em 1991 na ECUM, onde é coordenadora do programa doutoral em Biologia Molecular e Ambiental e vice-diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental, classificado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia como “Excelente”. Nos últimos anos, foi presidente interina e vice-presidente da ECUM, diretora do Centro de Biologia e avaliadora em projetos submetidos a agências de financiamento do Reino Unido, da Itália, da Bélgica e da Áustria.

Liderou e participou ainda em mais de duas dezenas de projetos nacionais e europeus, orientou meia centena de bolseiros, alunos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado, além de ter publicado uma centena de artigos científicos e capítulos de livros.

Uma das maiores escolas

Criada em 1975, “a ECUM é uma das maiores escolas da UMinho e está implantada nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães), onde desenvolve atividades de ensino, investigação e interação com a sociedade. Possui cinco departamentos (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações, Química) e sete centros de investigação, com resultados reconhecidos em rankings internacionais. Tem 184 docentes de carreira, todos doutorados, além de 36 trabalhadores não docentes e não investigadores. Oferece onze licenciaturas, catorze mestrados e onze doutoramentos.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Procedimento de alteração do PDM de Braga publicado em Diário da República

Próximo Artigo

Deputada do PCP quer saber quando haverá obras na EB 2,3 Frei Caetano Brandão

Artigos Relacionados
x