Mais de 150 pessoas participam, em 13 e 14 de março, no 3.º CMAT Labs Fest, uma espécie de “festa da matemática”, que se realiza no auditório da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Braga, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a UMinho indica que a iniciativa tem o tema “Brincar com a matemática” e começa esta quarta-feira, às 10:30, com um workshop prático pelo núcleo de estudantes NumerUM.
Seguem-se as palestras “Problemas potencialmente perigosos”, “E se derivássemos um número?”, “Curvas que preenchem o espaço” e “SET, um jogo não matemático matematicamente interessante”. O dia fica ainda marcado pela iniciativa “A matemática no cinema” (14:55) e “O humor na matemática” (16:15).
Na manhã de quinta-feira decorrem os debates “Matemática no contexto empresarial” e “Novos desafios estatísticos na era do big data”, entre outros.
Vai também apresentar-se as pós-graduações do Departamento de Matemática da UMinho e as oportunidades de bolsas de investigação do seu Centro de Matemática (CMAT).
Há ainda espaço para palestras e testemunhos de alunos e ex-alunos de mestrado e doutoramento. Das 14:00 às 20:00, o NumerUM propõe também as escape rooms “Cubos Esféricos” e “Números para Todos”.
Organizado pelos quatro laboratórios do CMAT (InLab, OutLab, PostLab e Junior Group), o encontro pretende assinalar o Dia Internacional da Matemática, proclamado em 2019 pela UNESCO.
Entre os objetivos destaca-se o interesse em divulgar aspetos lúdicos e atrativos da matemática, promover cursos e bolsas, fomentar a interação entre alunos de diferentes graus de ensino, além de destacar projetos de investigação e aplicações no mundo empresarial, conforme refere a docente Lisa Santos.
O CMAT Labs Fest realizou-se pela primeira vez em 2022. Anteriormente, o Departamento de Matemática da UMinho assinalava o Dia do Pi, tendo organizado em 2019 a construção de um mega origami, uma esponja de Menger de nível três, e dinamizado em 2021 o desafio online “Testagem em grupo” no contexto da pandemia de Covid-19, que envolveu mais de mil alunos e professores.