Mais de 100 pessoas que foram vacinadas voltaram a contrair covid-19

Covid-19
Mais de 100 pessoas que foram vacinadas voltaram a contrair covid-19
Foto: Divulgação / CM Esposende

Mais de uma centena de portugueses vacinados com a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 voltaram a ser contagiados pelo vírus, revela o semanário Expresso.

A maior parte dos afetados haviam tomado apenas a primeira dose da vacina, mas há relatos de quem já tenha tomado as duas e voltasse a contrair o novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O primeiro alerta foi dado há 15 dias, pelo diretor clínico do Hospital do Funchal. Segundo  José Júlio Nóbrega, cerca de 156 pessoas com uma toma da vacina foram infetados e 17 que já tinham tomado a segunda. Entre as vacinas incluem-se da Pfizer e da AstraZeneca.

Segundo aquele responsável clínico, os infetados são sobretudo profissionais de saúde, bombeiros e elementos das forças de segurança, que são várias vezes rastreados por precaução.

“Todas as semanas somos contactados por suspeitas de falência vacinal”, disse o responsável pelo Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, João Paulo Gomes.

“Só podemos dizer que houve falha vacinal quando a infeção ocorre pelo menos 14 dias após a primeira ou a segunda toma, e a esmagadora maioria dos casos que já investigámos não cumpre este critério”, explica o microbiologista.

Sobre os infetados após segunda dose da vacina, o especialista refere que “estão em investigação”.

“É preciso perceber, por exemplo, se a pessoa chegou a desenvolver anticorpos”, finalizou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Filme "evadidos" já começou a ser gravado em barcelos

Filme "Evadidos" já começou a ser gravado em Barcelos

Próximo Artigo
Queimado com gravidade em arcos de valdevez usava fato de serapilheira que pegou fogo

Queimado com gravidade em Arcos de Valdevez usava fato de serapilheira que pegou fogo

Artigos Relacionados