Mais de 100 pessoas que foram vacinadas voltaram a contrair covid-19

Covid-19
Foto: Divulgação / CM Esposende

Mais de uma centena de portugueses vacinados com a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 voltaram a ser contagiados pelo vírus, revela o semanário Expresso.

A maior parte dos afetados haviam tomado apenas a primeira dose da vacina, mas há relatos de quem já tenha tomado as duas e voltasse a contrair o novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O primeiro alerta foi dado há 15 dias, pelo diretor clínico do Hospital do Funchal. Segundo  José Júlio Nóbrega, cerca de 156 pessoas com uma toma da vacina foram infetados e 17 que já tinham tomado a segunda. Entre as vacinas incluem-se da Pfizer e da AstraZeneca.

Segundo aquele responsável clínico, os infetados são sobretudo profissionais de saúde, bombeiros e elementos das forças de segurança, que são várias vezes rastreados por precaução.

“Todas as semanas somos contactados por suspeitas de falência vacinal”, disse o responsável pelo Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, João Paulo Gomes.

“Só podemos dizer que houve falha vacinal quando a infeção ocorre pelo menos 14 dias após a primeira ou a segunda toma, e a esmagadora maioria dos casos que já investigámos não cumpre este critério”, explica o microbiologista.

Sobre os infetados após segunda dose da vacina, o especialista refere que “estão em investigação”.

“É preciso perceber, por exemplo, se a pessoa chegou a desenvolver anticorpos”, finalizou.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Filme "Evadidos" já começou a ser gravado em Barcelos

Próximo Artigo

Queimado com gravidade em Arcos de Valdevez usava fato de serapilheira que pegou fogo

Artigos Relacionados
x