“Maior laboratório de cocaína da Europa” foi desmantelado na Galiza. Produzia 200 quilos por dia

A menos de 20 quilómetros de Monção

Um ‘mega’ laboratório para processar pasta de cocaína foi desmantelado, em março, na província de Pontevedra, numa pequena localidade a menos de 20 quilómetros de Monção. A operação da Policía Nacional espanhola, que contou com a colaboração da Polícia Judiciária e das autoridades colombianas, foi hoje divulgada.

De acordo com a Policía Nacional espanhola, o “maior laboratório da Europa” estava instalado numa casa na freguesia de Cerdedo-Cotobade tinha capacidade para produzir 200 quilos de cocaína por dia, funcionando sem interrupções 24 horas por dia.

A operação resultou na detenção de 18 pessoas, entre eles estavam oito “cozinheiros”, sendo que seis eram colombianos e dois mexicanos, e que trabalhavam em regime de semiescravidão.

No interior da casa havia uma máquina de picar pedra, usada para extrair a pasta do interior de grandes cilindros e também um esconderijo subterrâneo onde guardavam a droga depois de extraída.

Foram apreendidas 1.300 quilos de pasta de cocaína por processar, o que, de acordo com o comunicado das autoridades espanholas, se trata da maior apreensão feita fora das áreas de produção. Nas 14 buscas realizadas, foram ainda encontrados 151 quilos de cloridrato de cocaína e mais de 23.000 litros de precursores e outros produtos químicos.

Uma das fases mais relevantes da investigação ocorreu em Portugal, no porto de Leixões, quando os investigadores tiveram conhecimento que a estrutura queria importante uma máquina de grandes dimensões para triturar pedra. O aparelho vinha da Colômbia e trazia pasta de cocaína escondida no seu interior.

Conforme refere a Policía Nacional, esta operação permitiu constatar que “há uma nova tendência no tráfico de cocaína”. Isto é, a substância estupefaciente é exportada sem ter sido submetida ao processo químico e que isso é feito em laboratórios clandestinos no país de destino.

As organizações criminosas querem com isto diminuir os prejuízos caso sejam apanhadas em operações policiais.

Com esta operação, as autoridades conseguiram evitar que uma grande quantidade de droga chegasse ao mercado e evitar a poluição de um rio que corre nas imediações do laboratório clandestino entretanto desmantelado, uma vez que os químicos utilizados no processamento da cocaína seriam vertidos no curso de água após a sua utilização.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados