A multinacional alemã Körber vai instalar uma nova unidade industrial em Santo Tirso e criar 60 postos de trabalho, foi ontem anunciado.
A empresa, que conta com 13 mil trabalhadores em mais de 100 pontos do mundo, lançou a primeira pedra da nova unidade que terá 11.400 metros quadrados, ficando localizada no Parque Industrial da Ermida. As obras iniciam no próximo mês e a fábrica começará a operar no segundo semestre de 2026.
O grupo Körber produz máquinas industriais, software e soluções tecnológicas voltadas para automação, produção e logística, especialmente em indústrias como farmacêutica, bens de consumo, logística e papel.
“Com o lançamento da nossa nova unidade em Santo Tirso, estamos a investir em tecnologia de ponta, numa força de trabalho altamente qualificada e num futuro sólido para a Körber e para a região do Porto”, disse Stephan Seifert, CEO da Körber, citado pelo Jornal de Negócios.
A mesma fonte refere que a nova unidade em Santo Tirso servirá para aumentar a capacidade logística e de fabrico da Körber Supply Chain, destinado às cadeias de abastecimento. Produzirá assim soluções logísticas, integrando ferramentas de automação mecânica, elétrica e de software, “adequadas a qualquer tamanho de negócio, estratégia ou ambição de crescimento”.
“Este investimento permitirá a Körber fortalecer ainda mais a nossa posição de mercado na Europa e no mundo, e destaca a confiança da Körber no Porto”, referiu Helena Garriga, membro do Conselho Executivo da multinacional e presidente na área de negócios da Supply Chain.
Para além de Santo Tirso, a empresa espera crescer no Porto e empregar mais de 400 funcionário a tempo inteiro até ao final do ano em áreas como Serviço ao Cliente, Engenharia, I&D, Fabrico, Logística, Controlo de Qualidade, Compras, Gestão de Projetos, Design de Soluções e Vendas”.