Primeiro-ministro em Vieira do Minho para inaugurar Unidade de Saúde

Investimento de dois milhões de euros
Fotos: DR e Lusa

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inaugurará nesta quinta-feira a nova Unidade de Saúde de Vieira do Minho, aspiração antiga daquele concelho, num investimento total de cerca de dois milhões de euros, metade suportada pelo município vieirense.

A inauguração está prevista para as 15:00 desta quinta-feira, disse hoje a O MINHO o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, que ainda recentemente esteve, no Porto, com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Segundo o autarca vieirense, a obra era premente, a nova Unidade de Saúde de Vieira do Minho entrou em funcionamento já há um mês, a 03 de junho, com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, Domingos de Sousa.

A nova Unidade de Saúde de Vieira do Minho é um edifício de um piso que assegura a mobilidade e a inclusão de todos os utilizadores, um dos pontos de honra dos autarcas e dos técnicos envolvidos neste projeto, que era ansiado já há muitos anos.

A operação Construção da Unidade de Saúde de Vieira do Minho, resultou da candidatura ao Programa Operacional Regional do NORTE 2020, cofinanciada pelo FEDER, consistindo na construção e do apetrechamento de uma unidade multifuncional, envolvendo a contratação da empreitada de construção e outros trabalhos relacionados com a obra, bem como a aquisição de equipamentos de tipo equipamento básico, segundo revelou esta terça-feira o autarca de Câmara Municipal de Vieira do Minho.

O FEDER financiou a obra em 990 mil euros, com o município a suportar o montante restante, cerca de 700 mil euros, a que há a acrescer a quantia paga pela autarquia, de 278 mil euros, pela aquisição do terreno para instalar a nova Unidade de Saúde.

A nova Unidade de Saúde de Vieira do Minho, localizada na Rua do Engenheiro Hernâni da Silva, no centro da Vila de Vieira do Minho, representou um investimento inicial de mais de um milhão de euros, com uma candidatura aos fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), mais os 700 mil da autarquia para a obra e 278 mil euros com a aquisição daquele terreno situado na mais nobre e centralizada zona de Vieira do Minho, dispondo dos melhores acessos.

Rossas e Ruivães também vão melhorar

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, avançou com para a requalificação das Unidades de Saúde de Rossas e de Ruivães, em Vieira do Minho, já através de um contrato de financiamento com o Governo.

O contrato foi assinado com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro de Almeida, no Porto, nas instalações da Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN).

A verba global de 215 mil euros, acrescida de IVA, foi possível graças ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que no caso concreto contempla requalificar ou adaptar edifícios para aumentar eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou o assegurar acessibilidade, segurança, conforto de utentes e de profissionais de saúde, quer para Rossas, quer para Ruivães. 

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Euromilhões: Português acerta em quatro números e duas estrelas (e ‘só’ ganha 1.700 euros)

Próximo Artigo

Gil Dias regressa ao Famalicão

Artigos Relacionados
x