Uma obra infantojuvenil vai dar o mote para uma reflexão mensal conjunta de crianças e seniores sobre cidadania, direitos humanos e igualdade de género em Braga, ao abrigo da Capital Portuguesa da Cultura, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Braga’25 revelou que a primeira sessão da iniciativa “Livros e Ação” está marcada para esta sexta-feira, na sede do núcleo de Braga da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR).
“Artur e Clementina”, de Adela Turín, com ilustrações de Nella Bosnia, foi a obra escolhida para iniciar o projeto.
A história retrata duas tartarugas marinhas que resolvem casar, sendo que é através dessa convivência que percebem algumas incompatibilidades, principalmente entre aquilo que gostam e aquilo que desejam.
“Os atritos da vida matrimonial vão originar uma conversa que promete pôr todas as pessoas a refletir”, refere a organização, em comunicado.
Até ao final do ano, uma vez por mês, o ciclo de leitura “Livros e Ação” vai promover um encontro intergeracional, num total de dez sessões com entrada livre, limitada à lotação do espaço.
As obras literárias em análise são exclusivamente de tipologia infantojuvenil.
Após a leitura interpretada, o público será convidado a refletir sobre os conteúdos abordados.
As temáticas dos livros selecionados contemplam principalmente a cidadania, os direitos humanos e a igualdade de género.
Na parte final de cada sessão, os participantes vão poder elaborar conjuntamente um objeto, para que o diálogo se faça também por meio da criação artística plástica.