A Coligação “Juntos Por Braga” (PSD/CDS/PPM), liderada por João Rodrigues, apresentou hoje um conjunto de medidas para reforçar a segurança na cidade.
Em comunicado enviado a O MINHO, a candidatura sublinha que esta questão é um dos “pilares fundamentais” do projeto autárquico que apresenta.
“Aquilo que nós queremos é ter uma cidade mais segura e, sobretudo, uma cidade onde se percecione uma maior segurança”, sublinha João Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga, realçando que o plano “não é apenas técnico, mas profundamente humano”.
“Apesar das forças de segurança assegurarem que Braga continua a ser uma cidade segura, a verdade é que tão importante como a segurança, é a percepção dessa segurança. E nós queremos trabalhar nisso”, assegura.
Entre as medidas anunciadas destacam-se o reforço da iluminação pública em todo o concelho, o aumento do número de efetivos das forças de segurança nas ruas, promovendo a proximidade com os cidadãos, e a instalação de câmaras de videovigilância em locais estratégicos.
A implementação de câmaras de videovigilância será feita com critério, diz a coligação PSD/CDS/PPM, garantindo o equilíbrio entre a eficácia e o respeito pelos direitos de privacidade da população.
“Não vai ser a Câmara Municipal nem o Presidente de Câmara a decidir onde devem ou não estar instaladas câmaras de videovigilância. Tudo será feito a pedido e em máxima articulação com as forças de segurança”, garante o candidato.
Nas redes sociais, João Rodrigues também deixou explicações sobre este tema.
No mesmo comunicado, a candidatura defende que, com estas e outras medidas, a coligação “Juntos Por Braga” apresenta uma visão de cidade onde a segurança é construída com responsabilidade e em colaboração com quem melhor conhece o terreno, com impacto direto no quotidiano dos bracarenses.
“O plano é garantir que Braga continua a ser uma cidade aberta e acolhedora, mas com respostas eficazes aos desafios da segurança urbana”, conclui.
As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo dia 12 de outubro.