Licenciatura em Música na UMinho com candidaturas abertas

Licenciatura em música na uminho com candidaturas abertas
Foto: UMINHO

A licenciatura em Música da Universidade do Minho, com acesso por concurso local, vai ter a primeira fase de candidaturas aberta entre 11 de março e 02 de abril, em alunos.uminho.pt. Há 45 vagas disponíveis. A candidatura exige o 12.º ano concluído ou equivalente, a prova de ingresso de Português ou Inglês ou Matemática ou Filosofia ou História ou História da Cultura das Artes, e ainda uma prova de aptidão vocacional específica. As provas vão decorrer de 11 de abril a 08 de maio.

A licenciatura tem três anos, regime diurno e decorre no Edifício dos Congregados, no centro de Braga. O corpo docente proporciona formação especializada em três áreas – Ciências Musicais; Direção Coral e Formação Musical; e Instrumento (clarinete, contrabaixo, fagote, flauta transversal, guitarra clássica, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola d’arco, violino, violoncelo).

O curso estimula o intercâmbio no ensino superior europeu e tem vários projetos na comunidade, como o Coro e Orquestra Académica da UMinho. O diretor do curso, Vítor Matos, destaca os índices elevados de empregabilidade, bem como o provável acesso a uma pós-graduação no ensino ou a profissões como instrumento e direção coral, pesquisa musicológica, edição, crítica, divulgação/gestão do património musical e atividades culturais.

Várias iniciativas em março e abril

O Departamento de Música da UMinho e os seus alunos estão com a agenda cheia. O Edifício dos Congregados acolhe a Braga Saxophone Week com figuras de vários países, ensaios do Grupo Experimental de Música Espontânea (GEME) e a exposição “Os Grupos Portugueses de Música Contemporânea fundados por Compositores da Geração de 60”, que já incluiu dois concertos.

No dia 07 é apresentado na Biblioteca Nacional, em Lisboa, o livro “Património Musical de Santa Clara do Porto”, com a coautoria da docente Elisa Lessa. Já os professores Vítor Matos e Ângelo Martingo vão interpretar as sonatas de Brahms para clarinete e piano a 14 de março, no Edifício dos Congregados e no dia 15, também às 21:30, no Teatro Jordão, em Guimarães. No dia 16 é a vez de o professor Ricardo Barceló tocar obras uruguaias no 3º Festival Magos da Guitarra, em Trás-os-Montes. Nessa noite, os estudantes de harpa, clarinete, contrabaixo e canto aliam-se à britânico-iraniana Shiva Feshareki para o espetáculo “Transfigure”, no Theatro Circo de Braga.

O Coro e a Orquestra da UMinho têm depois um concerto de Páscoa no dia 25, às 21:30, na Igreja de Santa Cruz, em Braga, baseado n’“As sete últimas palavras de Cristo”, de Gounod e de Gubaidulina. A atuação repete-se na noite seguinte na Igreja da Oliveira, inserida no Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.

Homenagem a artistas em Lisboa

O Coro e a Orquestra da UMinho, de novo com o maestro Vítor Matos e solistas de canto, realiza a 14 de abril, às 18:00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, em Lisboa, a estreia mundial do “Requiem” em memória dos artistas Zé Pedro (Xutos & Pontapés), Cláudio Panta Nunes (Corvos) e Pedro Lima (ator). São mais de 120 pessoas em palco para uma majestosa missa fúnebre em latim composta por Pedro Teixeira da Silva.

A maioria dos intérpretes vai juntar-se a 28 de abril ao Coro VianaVocale e ao maestro Vítor Lima para tocar a “9.ª Sinfonia” de Beethoven, às 16:00, na Igreja de Santo Adrião, no fecho do 10.º Festival Internacional de Órgão de Braga. Este espetáculo lotou o Theatro Circo e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, aquando dos 50 anos da UMinho. Por fim, o italiano Raffaello Ravasio vem a 18 e 19 de abril para uma masterclass de guitarra clássica no Edifício dos Congregados. Como se vê, a música vai estar por todo o lado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Escritos de camilo castelo branco já estão na lua

Escritos de Camilo Castelo Branco já estão na Lua

Próximo Artigo
Treinador do vizela acredita na manutenção

Treinador do Vizela acredita na manutenção

Artigos Relacionados