Seguir o O MINHO

Alto Minho

Lar de idosos evacuado em aldeia de Monção por causa dos incêndios

em

Cerca de 50 idosos de um lar em Barbeita, Monção, começaram a ser evacuados para o pavilhão da escola EB 2/3 devido ao incêndio que lavra, desde sábado, naquele concelho do Alto Minho, disse a vice-presidente da Câmara local.

Os idosos estão a ser transportados por viaturas da cruz vermelha, do centro paroquial e social de Barbeita e temos funcionários da Câmara Municipal a fazer o acompanhamento e orientação“, disse Conceição Soares.

Segundo aquela responsável tratou-se de “uma medida de precaução devido ao incêndio incontrolável que atinge seis freguesias do concelho”.

“Temos meios aéreos a ajudar os homens no terreno mas o fogo está muito complicado”, afirmou apontando como principais dificuldades no combate ao fogo o vento forte e as altas temperaturas que se fazem sentir.

A responsável adiantou que “há quatro bombeiros feridos, sem gravidade”.

“São ferimentos ligeiros provocados por queimaduras ligeiras, inflamações oculares, e exaustão”, referiu, dizendo “ser impossível, nesta fase, saber quantas casas arderam”.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 16:02, o incêndio, que deflagrou às 20:21 de sábado, no concelho de Monção, no distrito de Viana do Castelo, mobilizava 192 operacionais, 62 viaturas e dois meios aéreos.

Populares