Mladen Karoglan, natural do Imotski (Croácia, foi eleito pelos associados do SC Braga como um dos melhores avançados de sempre do clube, foi hoje anunciado.
A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos ‘arsenalistas’ e consiste em eleger “o melhor onze e o melhor treinador da sua história”, segundo uma nota publicada no portal oficial.
Karoglan começou a carreira sénior no Hadjuk Split, que disputava a extinta liga jugoslava, em 1983. Um ano depois rumou à Bósnia, ficando cinco épocas no NK Iskra, que disputava o mesmo campeonato da anterior equipa. Em 1988, mudou-se novamente para a Croácia, representando o Cibalia e depois o NK Zagreb.
Em 1991 mudou-se para Portugal, realizando duas temporadas de alto nível pelo Chaves na primeira divisão, atraindo o interesse dos ‘gverreiros’ do Minho, para onde se transferiu em 1993.
Em Braga, foi titular indiscutível ao longo de seis temporadas, até terminar a carreira em 1999. Marcou 65 golos em 212 jogos pelos ‘arsenalistas’.
Em termos de títulos, venceu uma Mitropa Cup (precursora da Liga dos Campeões) em 1985, ao serviço do NK Istra.
O escrutínio para o “XI do Centenário”, como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.
A votação decorreu de 11 de janeiro a 28 de fevereiro e os vencedores são anunciados durante este mês de março.
Antes de Vandinho, também Quim, Marcelo Goiano, Moisés, Artur Jorge, Sequeira, Vandinho, Mossoró, Hugo Viana e Alan já foram anunciados como o guarda-redes, lateral direito, centrais, lateral esquerdo e médios favoritos dos sócios.