Jorge Mendes acusado de fraude fiscal

Empresário de Viana
Foto: DR

O empresário vianense Jorge Mendes e a mulher, Sandra Mendes, foram acusados pelo Ministério Público (MP) por um crime de fraude fiscal, no âmbito da ‘Operação Fora de Jogo’.

Segundo o Correio da Manhã, a acusação não diz respeito a negócios envolvendo jogadores de futebol, mas sim a uma doação à mulher de quase metade do capital de uma empresa que, posteriormente, viria a ser comprada por outra sociedade ligada a Jorge Mendes.

Segundo o MP, a doação foi fictícia e provocou um prejuízo ao Estado de 18 milhões de euros em impostos.

O empresário nega a acusação e garante que a doação foi real, por um preço justo e que, desde 2014, a Autoridade Tributária tinha conhecimento do negócio, não tendo instaurado qualquer processo.

No entanto, e apesar de discordar da acusação, Jorge Mendes vai pagar os impostos reclamados pelo MP.

Jorge Mendes é, segundo a revista Forbes, o 35.º português mais rico, estando o património do empresário desportivo avaliado em 411 milhões de euros.

Fundador da empresa Gestifute, criada em 1996, Jorge Mendes ficou conhecido por agenciar muitos dos maiores futebolistas do mundo, com destaque para Cristiano Ronaldo.

Enquanto jogador, Jorge Mendes representou o Vianense e ainda jogou nos Amadores de Caminha, no Lanheses e no Neves, onde terminou a carreira de futebolista.

Antes, tinha representado o Clube Petrogal, em Lisboa, onde fez toda a formação e começou nos seniores, e o Sanjoanense.

Aos 21 anos, foi jogar a médio esquerdo para o Vianense, mas seis meses depois abriu um clube de vídeo em Viana do Castelo com a ajuda do irmão, que lhe emprestou mil contos (cinco mil euros).

No Lanheses, de acordo com a mesma fonte, resolveu fazer uma proposta aos dirigentes locais: jogava de borla, mas a publicidade estática, inexistente no clube, ficava para ele.

Depois geriu o Luziamar, complexo turístico de restaurantes, bares e discotecas.

Abriu ainda uma casa noturna em Caminha, onde conheceu o jogador que iria a ser o seu primeiro cliente, Nuno Espírito Santo.

Agente do Século e cidadão de honra em Viana

Em 2020, foi distinguido com o troféu de Agente do Século nos Globe Soccer Awards, que consagraram também Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do século XXI.

Já em 2016 tinha recebido o título de cidadão de honra de Viana do Castelo pelos “notáveis serviços prestados ao desporto a nível nacional e internacional”.

A proposta, apresentada pelos vereadores do PSD e aprovada por unanimidade, sublinhava o facto “de, enquanto jogador de futebol, Jorge Mendes ter vestido a camisola do Sport Clube Vianense e do Lanheses e de ter iniciado a sua atividade empresarial em Viana do Castelo, obtendo a sua primeira licença FIFA nesta cidade”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados