Seguir o O MINHO

Desporto

João Sousa e Francisca Jorge, ambos de Guimarães, estão na final da FPT

Ténis

em

Foto: DR

O vimaranense João Sousa venceu hoje Luís Faria e assegurou a estreia numa final do Circuito Sénior da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), no Lisboa Racket Centre, onde Francisca Jorge e Inês Murta vão voltar a lutar pelo título.


Depois de ter ficado pela fase de grupos na Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé, na semana passada, o número um português e 66 mundial ultrapassou o jovem conterrâneo Luís Faria, de 20 anos, em dois ‘sets’, por duplo 6-4, em uma hora e 32 minutos.

“Hoje, foi mais um bom encontro. Sabia que o Luís ia entrar muito motivado. Somos os dois de Guimarães, portanto ele ia jogar muito solto. Acho que fizemos os dois um bom encontro. No final dos dois ‘sets’, se calhar, consegui jogar um bocadinho melhor, elevar o nível e isso foi a grande diferença”, explicou João Sousa.

Apesar de admitir que as vitórias são importantes, João Sousa assegurou ter outros objetivos neste regresso à competição, por forma a preparar a retoma do ATP Tour, em 14 de agosto, em Washington.

“O importante era vencer, mas o objetivo é competir e competir bem. Estou a competir melhor do que em Vale do Lobo, apesar de as condições serem adversas. Preciso de encontros, mas obviamente tentarei sempre vencer”, esclareceu.

Consumado o triunfo, João Sousa vai defrontar na final Frederico Silva, segundo cabeça de série, que eliminou Duarte Vale, em dois ‘sets’, por 6-3 e 6-4, em uma hora e 53 minutos.

Na competição feminina, Francisca Jorge foi a primeira a garantir a presença na final, ao somar a 11ª vitória consecutiva, desta feita diante de Maria Inês Fonte, em duas partidas, pelos parciais de 6-2 e 6-2, em uma hora e 15 minutos.

“Joguei bem. No segundo ‘set’ baixei um bocadinho a concentração, se calhar dei como garantida a vitória demasiado cedo e não devia, mas depois acabei por manter a calma e voltar ao ritmo que estava a conseguir impor e acabei por ser superior”, admitiu a número um portuguesa e tricampeã nacional.

Após os títulos conquistados no Oeiras Open e no primeiro torneio do Circuito Sénior da FPT, Francisca Jorge vai voltar a medir forças com a algarvia Inês Murta, finalista vencida em Loulé, que ultrapassou Ana Filipa Santos nas meias-finais, por duplo 6-2.~

Anúncio

Futebol

Bruno Diniz abandona Gil Vicente

I Liga

em

Foto: DR

O guarda-redes Bruno Diniz terminou o período de empréstimo ao Gil Vicente e regressou aos brasileiros do Náutico, confirmou hoje à Lusa fonte do clube que alinha na I Liga de futebol.

O guardião, de 26 anos, abandona a formação de Barcelos sem ter cumprido qualquer minuto, naquela que foi a primeira experiência fora do Brasil, depois de várias épocas ao serviço do Náutico, intercaladas com uma breve passagem pelo Santa Cruz de Natal.

Ainda sem reforços anunciados para 2020/21, os minhotos já tinham confirmado o fim dos empréstimos do defesa Arthur Henrique (cedido pelos brasileiros do Ferroviária), do médio Bozhidar Kraev (regressou aos dinamarqueses do Midtjylland) e dos avançados Sandro Lima, Yves Baraye e Zakaria Naidji, que pertencem aos quadros de Grêmio Anápolis, dos italianos do Parma e dos argelinos do AC Paradou, respetivamente.

O Gil Vicente oficializou hoje o treinador Rui Almeida como sucessor de Vítor Oliveira, que conduziu os ‘galos’ a uma campanha tranquila na I Liga, culminada na 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção, numa temporada assinalada pelo regresso administrativo à elite, a partir do Campeonato de Portugal, após o ‘caso Mateus’.

Continuar a ler

Futebol

Jorge Jesus diz que Benfica vai ter equipa para “arrasar” e “jogar o triplo”

Futebol

em

Foto: Twitter / SL Benfica

O treinador Jorge Jesus afirmou hoje que o Benfica vai formar “uma grande equipa” de futebol, para “arrasar” em todas as competições em que participar e que “não vai jogar o dobro, mas sim o triplo”.

“Temos todas as condições para fazer uma equipa muito forte. A estrutura do futebol, comandada pelo presidente, vai reunir um leque de jogadores, juntamente com os que já cá estão, e vamos fazer uma grande equipa”, afirmou Jorge Jesus, na apresentação como novo treinador dos ‘encarnados’, numa conferência de imprensa com direito a 10 perguntas e somente para os canais de televisão presentes.

Neste regresso ao clube da Luz, que comandou entre 2009 e 2015, Jesus recorreu a uma expressão que utilizou na primeira passagem pelo Benfica, embora agora com uma diferença: “Não vamos jogar o dobro, vamos jogar o triplo.”

O técnico revelou que a construção do plantel para a época 2020/21 está em andamento e mostrou-se confiante de que o Benfica vai “ter capacidade para entusiasmar os grandes jogadores, bons jogadores na Europa”, embora não tenha revelado quais os nomes equacionados para reforçar os ‘encarnados’.

“Sabemos os alvos que queremos, sabemos até onde podemos chegar e temos de ter consciência dos jogadores que podemos contratar. O Benfica tem um leque de jogadores com muito valor e, com a ajuda de outros, vamos fazer uma grande equipa e vamos arrasar”, vincou.

Assumindo ser um treinador diferente de há cinco anos, quando deixou o Benfica para rumar ao Sporting, Jesus diz ser “mais treinador do que nessa altura” e com um estatuto diferente, particularmente depois de ter vencido seis troféus pelo Flamengo, em pouco mais de um ano.

“Queremos ganhar tudo. Não estou habituado a ganhar só um campeonato. Queremos chegar a títulos internacionais e é para isso que vamos trabalhar. Prometemos confiança, compromisso e com adeptos unidos por uma causa, que se chama Benfica e não Jorge Jesus. Sou treinador de futebol, não sou treinador de nenhuma equipa. Em todas as equipas trabalho com convicção, paixão, amor e morro por elas”, disse.

Apesar das ambições europeias do Benfica, Jorge Jesus ressalvou que “o primeiro grande objetivo é o campeonato nacional”, ainda que considerando que as ‘águias’ podem “ambicionar mais títulos para além dos títulos nacionais”.

Jorge Jesus, de 66 anos, está de regresso ao clube da Luz cinco anos depois de ter saído para o Sporting, tendo sido técnico principal do Benfica entre 2009/10 e 2014/15, período em que conquistou 10 títulos, nomeadamente três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e cinco edições da Taça da Liga.

Jesus começou a carreira no Amora, em 1989/90, e, depois, passou por Felgueiras, União da Madeira, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória SC, Moreirense, União de Leiria, Belenenses e SC Braga, antes de chegar à Luz.

Depois de se tornar o mais titulado treinador dos ‘encarnados’, que também levou a duas finais da Liga Europa, perdidas para Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14), rumou ao Sporting, tendo passado ainda pelo Al-Hilal antes de chegar ao Flamengo, no qual arrecadou seis troféus em pouco mais de um ano, entre os quais o campeonato brasileiro e a Taça Libertadores.

Continuar a ler

II Liga

II Liga adiada para 13 de setembro, sorteio das competições para de 28 agosto

Anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)

em

Foto: DR / Arquivo

O início da II Liga foi adiado para 13 de setembro, enquanto o sorteio da I e II ligas da época 2020/21 passou de 09 para 28 de agosto, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“No seguimento da comunicação enviada pela Federação Portuguesa de Futebol, na passada sexta-feira, dando conta da suspensão da identificação dos dois clubes do Campeonato de Portugal (Vizela e Arouca) para participação nas competições profissionais, e também derivado ao facto de o processo de licenciamento de Cova da Piedade e Casa Pia se encontrar em curso, a Liga Portugal vem dar conta de que o arranque de competição, inicialmente previsto para o dia 22 de agosto, ocorrerá no dia 13 de setembro”, explica a LPFP.

Em curto comunicado, o organismo refere, assim, que o arranque de competição da II Liga, inicialmente previsto para 22 de agosto, ocorrerá em 13 de setembro, “estando ainda o calendário a aguardar a aprovação da FPF”.

Face a estas condicionantes, a entidade que gere o futebol profissional em Portugal refere que o sorteio, inicialmente marcado para 09 de agosto “tem agora como nova data o dia 28 de agosto”.

Continua sem haver data estipulada para o início da I Liga.

Continuar a ler

Populares