O deputado municipal João Baptista foi o militante escolhido pelo PCP de Braga para ser cabeça de lista à Câmara nas eleições autárquicas de 2025.
Em declarações a O MINHO, disse “estar convicto de que o eleitorado bracarense saberá reconhecer o trabalho que temos feito, na Câmara, na Assembleia e nas freguesias, em prol dos bracarenses e do concelho”.
O candidato, engenheiro civil na empresa estatal Infraestruturas de Portugal, de 52 anos, natural e residente na cidade, casado e pai de duas filhas, adiantou que concorrerá em coligação com o partido ecologista Os Verdes, na CDU (Coligação Democrática Unitária) e que irá, já esta semana, começar a contactar e visitar quer as instituições da sociedade civil quer os sindicatos, as diferentes freguesias, urbanas e suburbanas. “Tem sido nosso timbre, também, ouvir as populações e as instituições que as representam”, vincou.
João Batista sublinhou que está excluído o eventual alargamento da candidatura a outras forças políticas ou a integração da CDU noutra eventual coligação que possa surgir.
Pai foi vereador
O candidato, que é filho de Alfredo Casais Batista, antigo vereador comunista na Câmara no tempo da gestão socialista de Mesquita Machado, é deputado na Assembleia Municipal há 12 anos, sendo atualmente o porta-voz da CDU, tendo integrado o Executivo da Junta de Freguesia de S. Vítor, quando esta era gerida por Firmino Marques, do PSD, e sido dirigente da JovemCoop e da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
Em Braga, até agora, foram anunciados três candidatos: João Rodrigues, do PSD, António Braga, do PS, e João Batista, da CDU.
Nas últimas eleições, em 2021, a coligação Juntos por Braga (PSD/CDS) venceu o escrutínio elegendo seis vereadores, tendo o PS eleito quatro e a CDU, um.