A Sensihemp, sediada na Póvoa de Varzim, venceu o prémio “The Circular Project” para a melhor marca de moda sustentável na Circular Sustainable Fashion Week de Madrid, Espanha.
A marca que conta com peças exclusivamente em cânhamo e produzidas em Portugal ganhou presença durante um ano na loja The Circular Project, no centro de Madrid, bem como apoio estratégico, comunicação e avaliação de impacto, como refere o portal Portugal Têxtil.
O prémio foi atribuído pelo seu “gosto requintado e um trabalho admirável com o cânhamo desde a raiz”, de acordo com Paloma García López, diretora e fundadora da Circular Sustainable Fashion Week de Madrid.
A Sensihemp foi fundada por Marta Vinhas, em 2021, e apresenta-se como um projeto ético, regenerativo e local, centrado na utilização de cânhamo cultivado de forma sustentável em Portugal.
De acordo com a mesma fonte, a Sensihemp “aposta numa abordagem de desperdício zero e circularidade total, com peças desenhadas para serem intemporais e duradouras, valorizando o trabalho artesanal e o envolvimento da comunidade”.
“A Sensihemp adota práticas de produção com foco na circularidade. Aproveita-se ao máximo os tecidos, reaproveitando os desperdícios de corte em pequenas edições limitadas de roupa, acessórios ou detalhes de acabamento. Também promovo workshops de reparação e upcycling, incentivando os clientes a prolongar a vida útil das peças”, referiu a fundadora à mesma publicação especializada na indústria têxtil.