Já é possível conhecer Melgaço em 3D e 360 graus

Experiência interativa
Já é possível conhecer melgaço em 3d e 360 graus

Um investimento de quase 300 mil euros dotou a Porta de Lamas de Mouro, Melgaço, Parque Nacional das Peneda Gerês (PNPG), de ferramentas tecnológicas que dão a conhecer o concelho em 3D e 360 graus, informou hoje a câmara.

Em comunicado, o município explicou que a “experiência interativa” foi financiada pelo programa Norte 2020, tendo sido “desenhadas e implementadas” naquela estrutura de acolhimento de visitantes, “várias soluções interativas que possibilitam aos visitantes uma experiência de visitação diferenciadora e inovadora”.

“Os óculos 3D possibilitam aos visitantes visualizar um vídeo 360 graus sobre a ocupação do território e da transumância, como as brandas e inverneiras. Os óculos estão disponíveis na oficina temática da Porta de Lamas de Mouro do PNPG, na loja interativa de turismo e no núcleo museológico de Castro Laboreiro”. especificou a autarquia.

“Quem experimenta tem a oportunidade de ter uma noção daquilo que é a ocupação do território de montanha”, afirmou o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, citado naquela nota.

Com aquele investimento, “Melgaço espera, até 2020, um aumento do número de visitantes a sítios de património natural e cultural na ordem dos 5.000 turistas, sendo 2.500 no território do PNPG”.

O PNPG foi criado em 1971 e é a única área protegida no país com a classificação de parque nacional. Localiza -se no noroeste de Portugal, abrangendo o território de cinco municípios: Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo), Terras de Bouro (Braga) e Montalegre (Vila Real).

A Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço, uma das cinco de entrada no PNPG, dispõe ainda de um jogo dos ‘habitats’, para “promover uma cidadania ativa e participativa das crianças e jovens ao nível do ambiente e da sustentabilidade”.

O novo serviço integra ainda “aplicações interativas, com informação sobre a oferta turística, a rede municipal de percursos pedestres e cicláveis, a rede de portas do PNPG, o PNPG e a Reserva Mundial da Biosfera”.

Com uma área de mais de 70.000 hectares, o PNPG encerra “uma diversidade biológica destacada, uma riqueza específica elevada e um número significativo de espécies endémicas”, realçou.

Destaca-se ainda “pela extensão e pela diversidade de ‘habitats’ naturais”, evidenciando-se “as matas climáticas de carvalhos, associadas ao azevinho, ao medronheiro, ao teixo e ao sobreiro”.

Constitui, juntamente com o Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, em conjunto com esse parque natural espanhol, integra, desde 2009, a Reserva Mundial da Biosfera.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Moradores do prédio coutinho vão ser processados por lesar estado

Moradores do prédio Coutinho vão ser processados por lesar Estado

Próximo Artigo
Incêndios: corporações do alto minho reforçadas com mais 48 bombeiros

Incêndios: Corporações do Alto Minho reforçadas com mais 48 bombeiros

Artigos Relacionados