Braga
Investigadoras da UMinho ganham bolsas da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Mais de 12 mil euros cada
As investigadoras Diana Carneiro e Rafaela Oliveira, da Universidade do Minho (UM) ganharam duas bolsas de investigação atribuídas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da UM refere foi atribuído 12.600 euros a cada uma das cientistas.
Para Diana Carneiro, esta bolsa permitirá desenvolver o projeto de investigação sobre o papel da proteína RKIP nos cancros associado à infeção por HPV, cuja incidência tem “aumentado consideravelmente”.
O projeto tem a orientação de Olga Martinho, membro do RKIP International Consortium, que tem se dedicado nos últimos anos ao estudo da proteína RKIP em diferentes tumores sólidos.
Rafaela Oliveira obteve financiamento para uma investigação que visa analisar a associação entre variações genéticas e o cancro do intestino, na população portuguesa e brasileira. Este é um dos tumores com maior taxa de mortalidade em ambas as populações.
Este estudo será orientado por Rui Manuel Reis e coorientado por Marta Viana-Pereira, ambos com um vasto currículo neste tipo de estudos.
-
CávadoHá 1 dia
‘Gigante’ alemã dos produtos baratos abre loja em Barcelos (e está a recrutar)
-
AveHá 1 dia
Colégio compra bosque com campo e rio em Famalicão para aulas ao ar livre (ou só para ir apanhar ar)
-
GuimarãesHá 2 dias
Guimarães: Nova ecovia de 232 metros custou 630 mil euros e permite ver “a cidade de cima”
-
BragaHá 24 horas
Cinco feridos em acidente com ambulância em Braga