InvestBraga premiada por projetos para atrair investimento e promover crescimento económico

European Enterprise Promotion Awards
Foto: InvestBraga

A InvestBraga, agência para a dinamização económica de Braga, alcançou o primeiro e segundo lugares a nível nacional na 18.ª edição dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), divulgou hoje aquela instituição.

De acordo com a InvestBraga, tratam-se de dois projetos de “grande impacto”. O “Talent Program – Entrepreneurial Skills”, dedicado à “criação, atração e retenção de talento”, venceu na categoria “Investimento nas competências de empreendedorismo”.

Já o “Bragameter – Monitoring Braga’s Development Actions”, ferramenta focada na “dinamização económica”, obteve o segundo lugar na categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à internacionalização das empresas”.

O evento, realizado no Campus do Lumiar em Lisboa, destacou mais de 60 candidaturas de todo o país.

“A InvestBraga reforçou o seu papel de liderança com a distinção de dois dos seus projetos, somando já nove reconhecimentos nacionais em edições anteriores dos EEPA. Desde 2014, a InvestBraga tem sido uma peça-chave na promoção de Braga como um destino para visitar, investir, trabalhar e viver, através de uma estratégia de desenvolvimento sustentável”, referiu a agência, em comunicado enviado às redações.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, sublinha a importância destes prémios: “A distinção destes projetos, que visam criar condições para atrair novos investimentos e promover o crescimento económico, reforça o reconhecimento de uma estratégia clara para posicionar Braga a nível internacional, enquanto cidade para visitar, investir, trabalhar e viver.”

O “Talent Program – Entrepreneurial Skills” é um programa desenvolvido no âmbito da ação de “criação, atração e retenção de talento, que procura aproximar e criar as condições necessárias para a qualificação e requalificação de profissionais para as áreas de maior procura pelas empresas que em Braga trabalham para os mercados mais exigentes a nível internacional, em áreas tecnológicas, inovadoras, através do envolvimento e estabelecimento de projetos que envolvem os profissionais, as empresas e entidades publicas e privadas da área do conhecimento e do sistema científico”.

“Um programa que identifica as necessidades e perfis específicos das empresas e organizações instaladas em Braga, e que aqui pretendem criar unidades, e que em colaboração direta com as entidades do conhecimento e do sistema científico cria soluções para formação, qualificação e requalificação de ativos e profissionais, que permite facilitar e permitir a instalação e crescimento das empresas que em Braga criam valor e emprego qualificado”, nota.

Instituições de ensino superior, universidades e politécnicos, escolas profissionais e o próprio IEFP têm permitido a dinamização de ações que se têm “demonstrado essenciais para a fixação de empresas e multinacionais no concelho, onde hoje criam emprego qualificado, fixando o talento criado na região, e permitindo ainda a criação de valor no concelho e a captação de novos investimentos”.

O “Bragameter” é uma ferramenta digital, que que surgiu da implementação de um sistema de monitorização da execução das ações definidas no Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga para o período 2014-2026, e que se dividem entre “ações estruturantes e ações de contexto e de apoio ao modelo de desenvolvimento, e que envolvem as principais entidades e stakholderses responsáveis pelo desenvolvimento económico, social e cultural no território”.

Numa ação de dinamização económica, o “Bragameter” procura ainda “informar e disponibilizar a execução de iniciativas com interesse e relevância para as empresas, empreendedores, investidores e agentes económicos sobre uma estratégia de desenvolvimento económico, de forma a facilitar e contribuir para a implementação e dinamização dos seus projetos, e para todos aqueles que escolhem Braga para visitar, estudar, trabalhar e viver”.

Os European Enterprise Promotion Awards são uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que visa reconhecer os melhores projetos na promoção do empreendedorismo e inovação em toda a Europa.

Este prémio valoriza a “capacidade das entidades de criar condições que favoreçam o crescimento económico, a competitividade e o bem-estar nas comunidades onde estão inseridas”.

Gil Carvalho, diretor da área da Dinamização Económica e Atração de Investimento, complementa: “Este reconhecimento vem valorizar um trabalho que procura através da proximidade às empresas, às entidades do sistema científico e do conhecimento e responsáveis pelo desenvolvimento do território, criar um ambiente de negócio favorável à atração de investimento, à atração de talento e ao empreendedorismo, fortalecendo ainda as vantagens competitivas de Braga.”

“Com estas distinções, a InvestBraga solidifica o seu papel como catalisadora do desenvolvimento económico da cidade e reforça a sua visão de tornar Braga um dos principais polos de inovação e investimento em Portugal e na Europa”, conclui o comunicado da agência de Braga.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x