Braga acolhe o “maior evento de sustentabilidade do país”

Greenfest decorre até domingo

Braga acolhe três dias de actividades dedicadas à sustentabilidade, destacando o papel das universidades e das fundações na “construção de um futuro mais verde”. O Greenfest, o “maior evento de sustentabilidade do país”, decorre até domingo, na Universidade do Minho.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou hoje na conferência inaugural do evento que contou ainda com a participação do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, de Fernando Maia, membro da direcção do Centro Português de Fundações, e de Pedro Norton de Matos, mentor do Greenfest.

Em comunicado, a autarquia explica que edição deste ano conta com uma série de painéis dedicados ao tema “Fundações e Sustentabilidade”, numa iniciativa realizada em parceria com a Fundação Bracara Augusta.

Ricardo Rio destacou a ligação do Município de Braga com as diversas fundações que desempenham um papel fundamental na sociedade e sublinhou o trabalho da Fundação Bracara Augusta.

“Neste particular, a Fundação Bracara Augusta tem realizado um trabalho essencial na promoção da cultura, cidadania e do património da Cidade de Braga, colaborando com várias entidades para impulsionar o desenvolvimento social e cultural da região”, referiu.

Como explicou o autarca, Braga tem vindo a desenvolver medidas compatíveis com o bem-estar da população, de forma a construir uma Cidade sustentável e que seja simultaneamente um bom local para viver e visitar.

“Temos uma perspectiva integrada do território nas mais variadas vertentes, por isso, desenvolvemos um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável tendo como horizonte 2026”, destacou Ricardo Rio, acrescentando que essa estratégia está a ser delineada em conjunto com a Universidade do Minho e com diversas entidades de referência nacional e internacional.

Foto: CM Braga

Este evento conta com três dias de programação diversificada, direcionada tanto às famílias quanto ao público em geral, com atividades que “inspiram e educam sobre práticas sustentáveis”.

O Greenfest Braga oferece uma plataforma para “explorar e celebrar a sustentabilidade nas suas múltiplas dimensões, promovendo a consciência ambiental e o compromisso com um futuro mais verde e responsável”.

“Queremos cada vez mais estimular a participação, a criatividade e a pró-actividade dos cidadãos e das instituições, para que promovam iniciativas no âmbito dos objectivos para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, eventos como o Greenfest tornam-se fundamentais para sensibilizar a comunidade acerca de práticas sustentáveis e responsáveis, incentivando o diálogo, a inovação e a implementação de soluções que contribuam para a preservação do ambiente, o bem-estar social e o desenvolvimento económico sustentável. Ao fomentar esta cultura de responsabilidade partilhada, estamos a construir um futuro mais equilibrado e consciente para todos”, concluiu Ricardo Rio.

O “maior evento de sustentabilidade” em Portugal conta já com 17 anos de existência. De acordo com a Câmara, este ano o Greenfest é ainda mais “plural, intergeracional e dinâmico, investindo num programa para diferentes e variados públicos-alvo potenciando experiências transformadoras”.

Todas as informações sobre o Greenfest estão disponíveis aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x