O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participa na apresentação pública da Iniciativa Quantum Portugal, hoje, a partir das 16:30, no Auditório do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), em Braga.
Durante a sessão será assinado um Memorando de Entendimento entre a Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o INL que prevê a criação de 24 Bolsas de Doutoramento na área da Ciência e Tecnologia Quântica.
No âmbito do processo europeu de digitalização e de processamento de informação, a próxima década exigirá profissionais capazes de lidar com as inovações científicas e tecnológicas quânticas.
É nesse sentido que se assinala o arranque do lançamento da Iniciativa Quantum Portugal, tendo em vista a formação de investigadores e a sua articulação com as empresas da área da computação quântica, essencial para a investigação científica, análise de risco financeiro, gestão de stocks e otimização de cadeias de abastecimento, reconhecimento facial e área da inteligência artificial.