Seguir o O MINHO

Braga

INL organiza principal conferência sobre nanomedicina na Europa

Organização conjunta com a ETPN – Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina

em

O principal evento europeu de nanomedicina vai acontecer no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, de 17 a 19 de junho, numa organização conjunta com a ETPN – Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina.

Este encontro internacional vai reunir 300 participantes de 30 países, que vão ser atualizados sobre os mais recentes desenvolvimentos em nanotecnologia aplicados às ciências médicas e à prática clínica.

“O diagnóstico e tratamento de um grande número de doenças estão a ser revolucionados pelos avanços da nanomedicina, com destaque para o combate ao cancro, uma das doenças mais prevalentes e com um número crescente de casos em todo o mundo. As abordagens médicas convencionais têm vindo a enfrentar cada vez mais desafios para conseguirem obter resultados clínicos ótimos a um custo acessível, o que coloca um peso ainda maior sobre os já sobrecarregados sistemas nacionais de saúde”, diz o INL, em comunicado.

“A nanomedicina apresenta-se como uma solução para este problema e está a tornar-se cada vez mais relevante na entrega de melhores resultados clínicos, menos invasivos, com dosagens mais inteligentes e uma maior precisão, por vezes vezes por uma fração do custo”, pode ler-se no texto.

A NanoMed Europe 2019 vai focar-se, em particular, na transferência de tecnologia para o mercado e na redução da distância entre a investigação feita nos laboratórios e a respetiva aplicação clínica em benefício dos doentes e da sociedade.

Nesta conferência, vão ainda realizar-se sessões ao vivo do HealthTechTAB, um serviço de tutoria personalizado e gratuito assegurado pelo Projeto Europeu NOBEL, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde.

A sessão de abertura oficial da NanoMed Europe 2019, no dia 18 de junho, pelas 09:30, vai ser presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Portugal, Manuel Heitor. O Ministro da Ciência do Governo de Espanha vai ser representado por Juan José Serrano, o Subdiretor-geral para a Internacionalização da Ciência e Inovação. Esta cerimónia vai contar também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do Diretor-Geral do INL, Lars Montelius, e do Presidente da ETPN, Patrick Boisseau.

Os tópicos que vão ser discutidos no programa da NanoMed Europe 2019 vão cobrir desenvolvimentos como NanoXray, o recém-aprovado sistema inovador para radioterapia melhorada, nanomedicina contra doenças infecciosas, distribuição direcionada de medicamentos, integração de tecnologias de saúde ao longo do Continuum de Cuidados, entre muitos outros.

As reuniões estratégicas organizadas pela ETPN durante a conferência também vão ajudar a preparar o Horizon Europe, o próximo Programa de Trabalho da Comissão Europeia, a partir de 2021.

Anúncio

Braga

Braga quer “fotografar a inclusão” e desafia cidadãos

As melhores imagens vão estar expostas no Museu D. Diogo de Sousa

em

Foto: DR/Arquivo

No âmbito do Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais (PMMI), o Município de Braga desafiou os cidadãos a captar imagens de objectos ou situações que simbolizem a inclusão. Com a iniciativa ‘Fotografa a Inclusão’, o Município pretende sensibilizar para a diversidade existente no concelho.

As melhores imagens vão estar expostas no evento ‘Celebrando a Interculturalidade’, que terá lugar nos dias 25 e 26 de outubro, no Museu D. Diogo de Sousa.

Os interessados em participar devem enviar as suas fotografias até 31 de agosto por email: [email protected] As imagens podem ser captadas através de máquina fotográfica ou telemóvel.

O PMMI é composto por quatro mediadores, que representam as comunidades mais representativas de Braga e, um coordenador, colaborador municipal.

Compete ao Mediador Intercultural fazer a “ponte”, entre o cidadão estrangeiro/de etnia e as instituições locais de apoio à sua legalização, integração plena e, assim, dar resposta adequada às necessidades dos diferentes cidadãos em contextos e com diferentes características.

O PMMI tem entre os seus objectivos estratégicos criar condições para que as diferentes comunidades do concelho se possam conhecer (comunicação) e, promover o reconhecimento mútuo das diferentes comunidades existentes e sua interacção (diversidade/inclusão).

Continuar a ler

Braga

“Variações” estreia-se hoje em cerca de 60 salas de cinema portuguesas

Protagonizado pelo ator Sérgio Praia

em

Antestreia do filme Variações. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“Variações”, filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se hoje em cerca de 60 salas de cinema portuguesas.

O filme é inspirado na vida do barbeiro minhoto António Joaquim Rodrigues Ribeiro, que desejou viver da música e que em Lisboa se transformou em António Variações, marcando a música portuguesa a partir dos anos 1980.

António Variações nasceu em 1944 em Fiscal, no concelho de Amares, que acolheu na segunda-feira a antestreia de “Variações”.

O filme é protagonizado pelo ator Sérgio Praia que, além da interpretação física do músico, também canta todas as canções, recriando as sessões de composição e gravação embrionária dos temas em várias cassetes – sozinho em casa com um gravador e uma caixa de ritmos – até à primeira atuação de Variações, na discoteca Trumps, em Lisboa, em 1981.

Em julho do ano passado, durante a rodagem do filme, o ator partilhou que andava anda há mais de dez anos a preparar a personagem, tendo o mais importante sido perceber humanamente quem era o músico.

“Se tivesse feito filme há dez anos não tinha densidade. Foi preciso este cansaço para hoje conseguir perceber melhor aquilo que ele viveu, a busca constante, o faz-não-faz. Este tempo foi bom para o meu trabalho”, afirmou o ator na altura em declarações à Lusa.

Além de Sérgio Praia, o elenco inclui, entre outros, Filipe Duarte, Victoria Guerra, Augusto Madeira, Filipe Albuquerque, Lúcia Moniz, Afonso Lagarto, Maria José Paschoal, José Raposo e Dinarte Freitas.

O filme foca-se sobretudo na transformação de António Ribeiro em António Variações, num período de vida entre 1977 e 1981, a época em que um barbeiro ambicionava viver da música, gravava canções em cassetes e ensaiava com músicos amadores, muito antes de editar oficialmente qualquer canção.

Arrojado e irreverente, influenciado pelo fado, pela música popular e pelo pop rock, António Variações morreu aos 39 anos, a 13 de junho de 1984. Deixou apenas dois álbuns editados pouco antes de morrer: “Anjo da guarda” (1983) e “Dar e receber” (1984).

No filme, Sérgio Praia interpreta todas as canções, que foram gravadas num álbum, a ser editado na sexta-feira.

Em julho, a banda sonora foi apresentada ao vivo no festival Alive, em Oeiras, em julho. Em palco, Sérgio Praia esteve acompanhado por Armando Teixeira (sintetizador) e pelos músicos Vasco Duarte (guitarra), David Santos (baixo) e Duarte Cabaça (bateria).

O músico e produtor Armando Teixeira, que assina a direção musical do filme, teve acesso às cassetes que António Variações deixou com dezenas de canções, excertos, ensaios, experimentações; as mesmas cassetes que foram recuperadas para o projeto Humanos, em 2004, e das quais é agora retirado um tema inédito, intitulado “Quero dar nas vistas”.

Continuar a ler

Braga

Pudim Abade de Priscos ainda pode vencer 7 maravilhas doces de Portugal

Doce tradicional de Braga

em

Foto: DR

O concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal resolveu repescar todos os doces classificados na segunda posição de cada distrito para voltarem a concorrer à meia-final do concurso.

No distrito de Braga, o vencedor foi o Bolinhol de Vizela, por ter angariado mais votos via telefone, com o Pudim Abade de Priscos, de Braga, a classificar-se na segunda posição.

Durante esta quarta-feira, este pudim tradicional de Priscos estará a votos até às 17:30 de forma a juntar-se aos doces de Vizela como representantes do distrito nas meias-finais do concurso que elege o doce português favorito da população.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares