A porta-voz nacional do PAN, Inês de Sousa Real, esteve, esta quarta-feira, na Universidade do Minho onde realizou uma audição às aos estudantes e até foi “acarinhada” na noite académica.
A visita que ficou marcada pelo tema da habitação, em que o partido apela à construção de mais residências de estudantes em Braga e Guimarães.
A visita foi acompanhada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), onde estiveram presentes outras organizações académicas.
Acompanhada pela distrital de Braga, a deputada quis conhecer as dificuldades das e dos estudantes universitários, as propostas para o Ensino Superior e apoiar os jovens em início de carreira.
“É para nós essencial dar voz às e aos jovens e melhorar as suas condições, quer seja no ensino superior ou no início de carreira”, disse o cabeça-de-lista do PAN pelo distrito de Braga, Rafael Pinto, ex-aluno desta universidade, citado em comunicado.
E acrescentou: “Sabemos que os planos de muitas e muitos passam por emigrar, mas queremos garantir que podem ficar não só em Portugal mas que têm também oportunidades de trabalho qualificado no distrito”.

Para o Ensino Superior, o PAN defende a construção de mais residências universitárias em Braga e Guimarães, para que os estudantes não tenham que “competir por quartos com o turismo ou trabalhadores”.
O partido defende ainda que, ao ser atribuído alojamento para os universitários, está-se também a contribuir para “reduzir os preços da habitação para todos”.
O partido defende que esta habitação não pode deixar de “garantir que existem condições de acessibilidade às pessoas com deficiência, assim como, considera fundamental um reforço significativo em matéria de recursos humanos e técnicos, nos gabinetes de apoio a todos e todas que têm algum tipo de deficiência”.
Para além disto, o partido defende “a eliminação progressiva da propina e a conversão, eliminação de taxas e emolumentos e ainda a conversão das bolsas de investigação em contratos de trabalho”.
Para Rafael Pinto, é ainda “importante reduzir os impostos sobre os jovens no início de carreira”.
“Por isso, defendemos o alargamento do IRS jovem, mas também a redução e eliminação de taxas na compra de primeira habitação. Para além da criação de um regime de crédito bonificado e aumento dos programas de apoio a habitação jovem”, defendeu.
Na audição foram ainda debatidos temas como os transportes para estudantes com o candidato a relembrar que “foi por proposta do PAN na Assembleia Municipal que a gratuitidade dos TUB foi alargada a todos os estudantes universitários”. “Mas queremos mais”, atirou Rafael Pinto.
Vai lutar por um “passe único nacional gratuito para todos até ao final da legislatura para garantir também melhores condições para os estudantes deslocados”.