Terras altas do Minho acordaram ‘pintadas’ de branco

Neve em Castro Laboreiro na tarde desta sexta-feira. Foto: CM Melgaço

As previsões de queda de neve e em “quantidade apreciável” confirmaram-se. As terras mais altas do Minho acordaram, esta sexta-feira, ‘pintadas’ de branco.

Nas redes sociais, um vídeo mostra a aldeia de Uz, na Serra da Cabreira, Cabeceiras de Basto, com uma acumulação suficiente para deixar a paisagem deslumbrante para os amantes de neve.

Na serra do Gerês, também se verificou um nevão considerável, conforme reportou o conhecido guia de montanha Rui Barbosa.

O mesmo cenário ocorreu em Padornelos, Montalegre, na encosta da Serra do Larouco, distrito de Vila Real. De acordo com Márcio Santos, gestor da página Meteo Trás-os-Montes, esta é a “nevada do ano”.

A queda de neve deverá continuar entre hoje e amanhã, prevendo-se mesmo uma intensificação. Os distritos de Braga e Viana do Castelo vão entrar, na tarde de sexta-feira em aviso laranja por causa da queda de neve, conforme anunciou ontem o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O aviso estará em vigor entre as 18:00 de sexta-feira e as 09:00 de sábado e é elevado do aviso amarelo que já se encontra em vigor desde as 21:00 horas de hoje.

De acordo com o IPMA, os visos surgem devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1.000 metros.

Como O MINHO noticiou, a neve começou a cair, na noite de quinta-feira, nomeadamente em vários pontos do Parque Nacional Peneda-Gerês.

No distrito de Vila Real, em Montalegre, a neve caiu mesmo no centro da vila.

Como O MINHO noticiou, as aulas foram suspensas no concelho e cerca de 600 alunos ficaram em casa.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Inês Sousa Real colocou o tricórnio e foi à noite académica de Braga

Próximo Artigo

Aulas suspensas em Montalegre devido à neve

Artigos Relacionados
x