Seguir o O MINHO

Guimarães

Hospital de Guimarães mantém capacidade de resposta apesar de aumento de casos

Covid-19

em

Foto: Rui Dias / O MINHO

O Hospital de Guimarães tem seis das 17 camas em unidades de cuidados intensivos (UCI) covid-19 ocupadas. O Hospital afirma que a capacidade instalada ainda está a permitir responder às solicitações.

Há um aumento do número de doentes com covid-19, no Hospital de Guimarães, mas para já, não coloca em risco a capacidade de resposta. Há duas semanas, havia três doentes internados na UCI covid-19, agora são seis. Um aumento de 100% que, contudo, não coloca em risco a capacidade de resposta do Hospital, uma vez que a capacidade total em UCI covid-19 é de 17 camas. Estes doentes têm dado entrado nas últimas horas, dois no domingo à noite, mais um na segunda-feira ao final do dia.

A UCI não covid tem quatro camas ocupadas para sete disponíveis.

Entretanto, ao longo do fim de semana foram internados, com diagnóstico covid-19, 30 doentes.

O Hospital reconhece que se sente a pressão devido à vaga de frio que, como é normal em outros anos, faz aumentar a procura das urgências. Tem havido também um aumento dos acidentes de automóvel, devido ao gelo nas estradas. Tudo isso contribui para uma maior demanda do Hospital

Reconhecendo que a situação é dinâmica e que o quadro se pode alterar a qualquer momento, o Hospital de Guimarães está longe de sentir os momentos de aflição por que passou durante a segunda vaga, entre o fim de novembro e o meio de dezembro.

Populares