Hospital de Guimarães ativa “plano de contingência sazonal” após “elevado número” de internamentos

Foto: Ivo Borges / O MINHO (Arquivo)

O Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, revelou hoje que ativou o “plano de contingência sazonal” para fazer face ao “elevado número de doentes a necessitar de internamento”.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Alto Ave após um aumento sazonal de doentes e vai permitir “expandir as áreas afetas a doentes internados”, conforme indiciou fonte do hospital a O MINHO.

Este aumento provocou constrangimentos e queixas por parte das corporações locais. Na quarta-feira, os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses denunciaram que “o tempo de espera para devolução das macas” das suas ambulâncias de emergência pré-hospitalar “ao chegar ao hospital de referência” rondava “as duas horas”.

O recurso às macas dos bombeiros para utilização no hospital deixou várias ambulâncias retidas. “Esta situação implica uma redução da nossa capacidade de resposta de emergência pré-hospitalar face à distância a que nos encontramos”, referiram, em nota publicada no Facebook.

Lembraram que os seus recursos são “finitos”. “Perante esta situação, continuamos a tudo fazer para dar a melhor resposta aos pedidos que recebemos e venhamos a receber”, concluíram.

Fonte ligada a outra corporação da região revelou ter, na quarta-feira, ambulâncias estacionadas em Guimarães há mais de três horas.

Já o hospital garantiu ao nosso jornal que o Conselho de Administração vai “continuar a trabalhar para encontrar as soluções mais adequadas” para as necessidades de cada momento.

Como O MINHO noticiou ontem, a grande afluência às urgências motivou constrangimentos idênticos Hospital de Braga.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Marcelo espera "mais ou melhor" crescimento, justiça e coesão social em 2024

Próximo Artigo

Usa violência para roubar carteira a sexagenário em Braga

Artigos Relacionados
x