O Hospital de Braga considerou hoje que as conclusões e recomendações do Tribunal de Contas (TdC) “são claras” e “vêm confirmar a necessidade de maior contratação de atividade” por parte da Administração Regional de Saúde do Norte.
Aquele hospital acrescenta que “tem vindo insistentemente”, ao longo dos anos, a propor aquela maior contratação.
Uma auditoria do TdC à PPP do Hospital de Braga, cujos resultados foram hoje divulgados, dá conta de um aumento das listas e dos tempos de espera para consultas e cirurgias, por desajustamento da produção anual de cuidados contratada pelo Estado ao parceiro privado.
“A produção de cuidados hospitalares acordada anualmente entre o Estado e o parceiro privado não se tem subordinado às necessidades de serviços de saúde da população, conduzindo ao aumento das listas e dos tempos de espera para consultas e cirurgias”, refere o TdC.
Na sequência da auditoria, referente ao período entre 2010 e 2015, o TdC recomenda ao Ministério da Saúde o ajustamento da produção anual contratada ao Hospital de Braga às necessidades de serviços de saúde da população da respetiva área de influência, “garantindo a satisfação dos interesses dos utentes”.
“Apesar da insuficiente contratação de atividade por parte do Estado, o Tribunal de Contas reconhece o substancial aumento de cuidados de saúde prestados à população”, acrescenta o comunicado do Hospital de Braga.
Diz ainda que o TdC “vem confirmar a superior eficiência do hospital em termos de custo por doente e na utilização dos recursos públicos”.
Fique a par das Notícias do Hospital de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui