Hospital de Braga insiste na necessidade de o Estado aumentar contratação

Hospital de braga insiste na necessidade de o estado aumentar contratação
Hospital de Braga. Foto: DR

O Hospital de Braga considerou hoje que as conclusões e recomendações do Tribunal de Contas (TdC) “são claras” e “vêm confirmar a necessidade de maior contratação de atividade” por parte da Administração Regional de Saúde do Norte.

Aquele hospital acrescenta que “tem vindo insistentemente”, ao longo dos anos, a propor aquela maior contratação.

Uma auditoria do TdC à PPP do Hospital de Braga, cujos resultados foram hoje divulgados, dá conta de um aumento das listas e dos tempos de espera para consultas e cirurgias, por desajustamento da produção anual de cuidados contratada pelo Estado ao parceiro privado.

“A produção de cuidados hospitalares acordada anualmente entre o Estado e o parceiro privado não se tem subordinado às necessidades de serviços de saúde da população, conduzindo ao aumento das listas e dos tempos de espera para consultas e cirurgias”, refere o TdC.

Na sequência da auditoria, referente ao período entre 2010 e 2015, o TdC recomenda ao Ministério da Saúde o ajustamento da produção anual contratada ao Hospital de Braga às necessidades de serviços de saúde da população da respetiva área de influência, “garantindo a satisfação dos interesses dos utentes”.

“Apesar da insuficiente contratação de atividade por parte do Estado, o Tribunal de Contas reconhece o substancial aumento de cuidados de saúde prestados à população”, acrescenta o comunicado do Hospital de Braga.

Diz ainda que o TdC “vem confirmar a superior eficiência do hospital em termos de custo por doente e na utilização dos recursos públicos”.

Logo facebook Fique a par das Notícias do Hospital de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jorge simão deixa desportivo de chaves para assumir comando técnico do sporting de braga

Jorge Simão deixa Desportivo de Chaves para assumir comando técnico do Sporting de Braga

Próximo Artigo
Mais de 400 presépios expostos em 27 ruas de valença

Mais de 400 presépios expostos em 27 ruas de Valença

Artigos Relacionados