Hospital de Braga deu as boas-vindas a 137 jovens médicos

Hospital de braga deu as boas-vindas a 137 jovens médicos
Foto: DR

A Unidade Local de Saúde de Braga, nova entidade que agrega o Hospital de Braga e os Agrupamentos de Centros de Saúde do Cávado I – Braga e do Cávado II – Gerês/Cabreira, deu as boas-vindas a 137 médicos internos, para formação geral e específica.

A cerimónia, realizada esta terça-feira no Hospital de Braga, reuniu médicos dos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares.

A diretora clínica do Hospital de Braga, Paula Vaz Marques, expressou a sua satisfação com o crescimento do corpo clínico da instituição. “A partir de hoje, recebemos 71 Médicos para formação específica e 66 Médicos para formação geral, que vão integrar mais de 30 especialidades na ULS de Braga. Inicia-se, assim, uma etapa importante na formação médica, que contribuirá, significativamente, para o futuro da Unidade Local de Saúde de Braga”, referiu. Paula Vaz Marques reiterou o empenho em manter a instituição como um dos locais de formação de eleição para os jovens médicos”.

Hospital de braga deu as boas-vindas a 137 jovens médicos
Foto: DR

O diretor do Internato Médico, Luís Basto, e o diretor adjunto do Internato Médico, Narciso Oliveira, reforçaram a disponibilidade do Internato para apoiar, diariamente, estes jovens médicos, esperando que as suas expectativas sejam correspondidas.

Em comunicado, o hospital explica que o internato médico corresponde a um processo de formação médica, teórica e prática, compreendendo duas vertentes, a formação geral, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina, e a formação especializada, que visa habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização, com a atribuição do correspondente grau de especialista.

Após o ano de formação geral, os médicos podem escolher a área de especialização que pretendem, que implicará o cumprimento de um novo internato, embora diferenciado, que poderá durar entre quatro e seis anos. Para 2024, foram fixadas 2.400 vagas para o internato médico.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Patrões do minho pedem consenso entre ps e psd em "matérias fundamentais"

Patrões do Minho pedem consenso entre PS e PSD em "matérias fundamentais"

Próximo Artigo
Força especial de proteção civil vai ser reforçada com 117 novos elementos

Força especial de Proteção Civil vai ser reforçada com 117 novos elementos

Artigos Relacionados