Hospital de Braga deu as boas-vindas a 137 jovens médicos

Foto: DR

A Unidade Local de Saúde de Braga, nova entidade que agrega o Hospital de Braga e os Agrupamentos de Centros de Saúde do Cávado I – Braga e do Cávado II – Gerês/Cabreira, deu as boas-vindas a 137 médicos internos, para formação geral e específica.

A cerimónia, realizada esta terça-feira no Hospital de Braga, reuniu médicos dos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares.

A diretora clínica do Hospital de Braga, Paula Vaz Marques, expressou a sua satisfação com o crescimento do corpo clínico da instituição. “A partir de hoje, recebemos 71 Médicos para formação específica e 66 Médicos para formação geral, que vão integrar mais de 30 especialidades na ULS de Braga. Inicia-se, assim, uma etapa importante na formação médica, que contribuirá, significativamente, para o futuro da Unidade Local de Saúde de Braga”, referiu. Paula Vaz Marques reiterou o empenho em manter a instituição como um dos locais de formação de eleição para os jovens médicos”.

Foto: DR

O diretor do Internato Médico, Luís Basto, e o diretor adjunto do Internato Médico, Narciso Oliveira, reforçaram a disponibilidade do Internato para apoiar, diariamente, estes jovens médicos, esperando que as suas expectativas sejam correspondidas.

Em comunicado, o hospital explica que o internato médico corresponde a um processo de formação médica, teórica e prática, compreendendo duas vertentes, a formação geral, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina, e a formação especializada, que visa habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização, com a atribuição do correspondente grau de especialista.

Após o ano de formação geral, os médicos podem escolher a área de especialização que pretendem, que implicará o cumprimento de um novo internato, embora diferenciado, que poderá durar entre quatro e seis anos. Para 2024, foram fixadas 2.400 vagas para o internato médico.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Patrões do Minho pedem consenso entre PS e PSD em "matérias fundamentais"

Próximo Artigo

Força especial de Proteção Civil vai ser reforçada com 117 novos elementos

Artigos Relacionados
x