Horários e locais para aplaudir os ‘craques’ do ciclismo mundial que vão pedalar pelo Minho

“Gran Camiño” arranca amanhã
Foto: Gran Camiño / Facebook / Arquivo

A etapa inaugural da prova de ciclismo “O Gran Camiño” de 2025 vai percorrer a região do Minho na quarta-feira e o percurso atravessa, entre outros, os concelhos de Famalicão, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Esposende.

O trajeto tem início na cidade da Maia, distrito do Porto, seguindo depois para norte, fazendo um incursão em tornos dos trajetos do Caminho de Santiago no Minho. A meta estará instalada em Matosinhos.

A etapa conta com 190,6 quilómetros e 1.900 metros de acumulado positivo. Barcelos será palco de uma contagem de montanha de terceira categoria, na freguesia de Feitos, na Estrada Nacional 103. Já em Barroselas, concelho de Viana do Castelo, o percurso contempla um sprint bonificado.

O mapa do percurso pode ser consultado ao pormenor aqui.

Minho ‘em peso’

João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Hélder Gonçalves (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Pedro Silva (Anicolor/Tien 21), de Barcelos, Pedro Pinto (Efapel Cycling), natural de Guimarães, e o vianense César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) são os ciclistas do Minho que integram o pelotão que tem conta equipas WorldTour como a Soudal Quick-Step e Movistar.

Jakob Fulsang e Derek Gee (Israel-Premier Tech), Magnus Cort (Uno-X), Urko Berrade (Kern-Pharma) e o campeão português de contrarrelógio Nelson Oliveira (Movistar) são algumas das ‘estrelas’ que vão iniciar a prova. Jonas Vingegaard, bicampeão da prova galega, não vai alinhar, visto que sua equipa – Visma – optou por não alinhar.

Esta é a primeira vez que “O Gran Camiño” sai das fronteiras de Espanha e da Galiza.

“A primeira etapa fora das nossas fronteiras levar-nos-á a Portugal, seguindo os Caminhos de Santiago, para reivindicar os laços sociais, culturais e, sobretudo, desportivos com o nosso país vizinho”, referiu a organização, aquando do lançamento do percurso, em novembro de 2024.

A edição de 2025 da prova galega, que conta com cinco etapas, termina em Santiago de Compostela, no dia 02 de março.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados