O ex-ciclista profissional Rui Sousa, natural de Viana do Castelo, emocionou-se esta semana ao receber uma fotografia que reacendeu memórias dos seus tempos de glória nas estradas portuguesas, e de quando venceu o campeoníssimo David Blanco na montanha, em 2012.
A imagem, captada por um grupo que subia uma das mais icónicas montanhas da Volta a Portugal, a Senhora da Graça, em Mondim de Basto, mostra o nome do antigo campeão escrito no asfalto — um gesto anónimo, mas carregado de simbolismo.
“Hoje enviaram-me esta fotografia, enquanto subiam de passeio uma das montanhas mais míticas da nossa Volta a Portugal…”, escreveu Rui Sousa nas redes sociais.
E prosseguiu: “É bom rever que, apesar de já ter deixado o profissionalismo, ainda resiste à memória escrita, o meu nome deixado certamente por algum apaixonado da modalidade”.
A homenagem emocionou o vianense, que venceu essa mesma montanha em 2012 e guarda a conquista com orgulho. “É tão bom sentir, ao fim destes anos, o carinho das pessoas. É tão bom reviver!!”, concluiu.