Guimarães vence prémio e é município mais sustentável de Portugal

Guimarães vence prémio e é município mais sustentável de portugal

concelho de Guimarães recebeu nesta quinta-feira o Prémio ECOXXI 2017. A cerimónia decorreu em Cascais, no Centro de Congressos de Estoril. Com isso o município é considerado o mais sustentável do país em 2017.

Guimarães alcança, pela primeira vez, a liderança de um prémio que reconhece o trabalho dos municípios em prol do desenvolvimento sustentável do território, depois de ter entrado no Top 3 no último ano, deixando para trás municípios como Loulé, Lousã e Águeda, todos com pontuação acima dos 80%, para além de Cascais, Vila Nova de Gaia, Leiria, Loures, Bragança, Viana do Castelo ou Famalicão, num total de 53 candidaturas.

O prémio veio na mesma semana em que Guimarães submete a sua candidatura a Capital Verde Europeia e realça o caminho realizado nos últimos anos, demonstrando um percurso crescente e sustentado nos vários indicadores de avaliação sobre a qualidade ambiental dos municípios, no qual será um elemento altamente valorizador.

“É esta a nossa visão de futuro para Guimarães, do nosso caminho do desenvolvimento sustentável da Capital Verde Europeia”, afirmou Domingos Bragança, Presidente da Autarquia.

Na cerimónia desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Guimarães esteve representada pelo seu Vice-Presidente, Amadeu Portilha, acompanhado pela Coordenadora Executiva da candidatura de Guimarães a CVE e pelo Presidente do Laboratório da Paisagem.

“Este é o resultado feliz de um trabalho árduo e exigente que se iniciou em 2013, agregando um conjunto de entidades que connosco partilham do entusiasmo de construir um futuro onde a proteção da natureza e do ambiente e o desenvolvimento sustentável sejam as marcas da nossa ação governativa”, refere Amadeu Portilha, acrescentando que “tudo isto só é possível porque ao nosso lado contamos sempre, durante este percurso transformador, com as Universidades, o Laboratório da Paisagem, as escolas, as Juntas de Freguesia e muitas entidades e associações ligadas ao ambiente, que acreditam neste novo desígnio e que contribuíram para esta distinção, que enche de orgulho todos os Vimaranenses”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Menor entre as vítimas de colisão em cruzamento "problemático" em barcelos

Menor entre as vítimas de colisão em cruzamento "problemático" em Barcelos

Próximo Artigo
Ecopista do rio minho ganha prémio europeu e é referência

Ecopista do Rio Minho ganha prémio europeu e é referência

Artigos Relacionados