Seguir o O MINHO

Destaque

Guimarães pioneira na mobilidade urbana sustentável

em

Foto: Arquivo

Guimarães é dos primeiros concelhos em Portugal a apresentar um Plano de Mobilidade Sustentável (PMUS) que visa definir novas prioridades na área da mobilidade, tendo em linha de conta os peões, a bicicleta, transportes públicos, uso eficiente do carro e os carros. “Mais cedo ou mais tarde, todas as cidades terão de ter um Plano de Mobilidade Sustentável e Guimarães já o tem elaborado, apesar de ser um documento aberto e sempre sujeito a alterações”, explicou Paula Teles, coordenadora do projeto elaborado pela empresa MobilidadePT.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a participação dos Vimaranenses e admite receber contributos até ao momento em que o documento ficar encerrado para ser submetido a reunião do Executivo da Câmara e posteriormente à Assembleia Municipal, apesar do prazo definido para a discussão pública terminar no dia 31 de dezembro.

Nesta última sessão ficou esclarecido que “não existe nenhuma limitação ou bloqueio de vias para os automóveis”, mas antes uma mudança de paradigma que assenta na vertente da “sustentabilidade” e “segurança” ao criar zonas da redução de velocidade, assim como a libertação de espaços para a fruição das pessoas.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável está disponível para discussão pública, que pode ser efetuada de forma aberta e enviando um email para o endereço que consta do “aviso” publicado no site da CMG ([email protected]) e cujo conteúdo pode conter sugestões, comentários ou avaliações críticas em qualquer formato que se entenda conveniente.

Populares